sábado, 31 de dezembro de 2011

A paz futura depende da educação dos jovens




No último editorial do ano "Octava Dies", o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, comenta a Mensagem do Papa para o Dia Mundial da Paz 2012 que se celebra a 1 de janeiro: "Educar os jovens para a justiça e a paz".
Na sua opinião até agora a Mensagem não teve a repercussão que merece. "Mas isso às vezes acontece: nem sempre as coisas mais importantes são aquelas de que mais se fala. Na realidade, se os jovens hoje não são educados à paz, a paz amanhã certamente não existirá" - escreve.
Por ocasião das grandes mudanças iniciadas no Norte da África e no Médio Oriente, ou também nos movimentos dos indignados que percorreram os países ocidentais, Pe. Lombardi nota que a atenção é frequentemente dirigida aos jovens, às suas frustrações e às suas expectativas, a seu modo de comunicá-las e de expressá-las. "Quais serão os seus êxitos, para além do breve espaço conquistado nos meios de comunicação? Depende em grande parte da educação, caso contrário, às frustrações do presente seguirão inevitavelmente as do amanhã."
Padre Lombardi explica que a mensagem do Papa não se limita a encorajar ou a exaltar um papel ativo dos jovens. Faz entender que as suas premissas vêm do serviço responsável dos educadores, que não são somente os pais e os professores, mas também os políticos e os professionais da informação: ou seja, todos aqueles que podem e devem transmitir uma orientação àqueles valores sobre os quais se constrói uma sociedade justa e pacífica.
"Se esses valores são destruídos pelo relativismo e por uma exaltação da liberdade arbitrária, se não são propostos com testemunhos concretos de honestidade, de empenho, de solidariedade – e também de amor –,amanhã não haverá nem justiça nem paz. Se queremos um amanhã menos obscuro, é preciso enfrentar com decisão as 'emergências educativas' do presente."
Radio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...