sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Papa aos universitários de Roma: Aprender a construir a história juntamente com Deus




Na tarde de quinta-feira, na Basílica de São Pedro, teve lugar o tradicional encontro da comunidade universitária de Roma com o Santo Padre. A celebração deste ano foi dedicada ao tema “Eu procuro o teu rosto, Senhor. A questão de Deus hoje”.
Na homilia , Bento XVI salientou que não precisamos de um Deus genérico, indefinido, mas do Deus vivo e verdadeiro, que abra o horizonte do futuro do homem a uma perspectiva de firme e segura esperança, uma esperança rica de eternidade e que permita enfrentar com coragem o presente em todos os seus aspectos.
O Papa constatou que ao longo da historia foram muitas as vezes que os homens tentaram construir o mundo sozinhos, sem ou contra Deus. O resultado está marcado pelo drama de ideologias que no fim se mostraram contra o homem e a sua dignidade profunda. A constância paciente na construção da historia, tanto a nível pessoal como comunitário - salientou depois Bento XVI – não se identifica com a tradicional virtude da prudência, de que certamente precisamos, mas é algo maior e mais complexo.
Ser constantes e pacientes significa aprender a construir a historia juntamente com Deus,
porque somente edificando sobre Ele e com Ele a construção tem bons fundamentos, e não é instrumentalizada para fins ideológicos, mas verdadeiramente digna do homem"
Para a ocasião, chegou de Espanha o ícone da Sedes Sapientiae, que acompanhou a 26ª Jornada Mundial da Juventude de Madrid
No final da oração de vésperas na Basílica de S. Pedro uma delegação universitária espanhola entregou o ícone à delegação da Universidade La Sapienza de Roma, dando início á Peregrinatio Mariae nas capelanias universitárias da capital italiana. A Peregrinação conclui – se com o Simpósio Internacional dos docentes universitários programado para 21, 22 e 23 de junho de 2012

Radio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...