sábado, 24 de dezembro de 2011

Natal em família e em Cristo








Sem dúvida, o Natal se torna mais especial quando nos reunimos em família. Acredito que as pessoas que estão afastadas de seus familiares nessa época do ano, conseguem dimensionar, com maior exatidão, o valor que a família tem e a falta que ela faz. Mas sabemos que celebrar o Natal em família é, antes de tudo, celebrar Jesus, porque de nada adianta se reunir para festejar e se alegrar, se esquecemos o propósito principal do Natal. Por isso, se torna tão necessário fazer uma boa preparação para que realizemos um Santo Natal em família.
Primeiramente devemos afastar de nós todo o ódio, o rancor, o ressentimento e a inveja e ir em buscar do amor e do perdão, afinal o Natal favorece a reconciliação. E é na nossa própria família que encontramos a oportunidade de nos reconciliar: seja pedindo perdão, reconhecendo que, muitas vezes, erramos e cometemos injustiças; seja perdoando e admitindo não sermos melhor que ninguém a ponto de não podermos perdoar.
Se por um lado o Natal favorece a reconciliação, também induz à solidariedade e à fraternidade. Ao mesmo tempo em que muitos se reúnem para festejar o Natal e o fim do ano, existem pessoas solitárias, sem motivos ou amigos para se alegrar. Por eles, o Natal deve ser celebrado em comunhão e em partilha, de maneira que possamos dividir nossas alegrias com nossos irmãos, sejam elas materiais ou espirituais, ou que pelo menos, nos privamos de cometer excessos no consumo de comidas, bebidas e presentes... pois o consumismo nos transforma em pessoas egoístas, que nos afasta do sentido de comunhão e partilha que o Natal proporciona.
Por fim, não podemos esquecer que, além da nossa família de sangue, temos uma verdadeira família em Cristo - a Igreja, que se faz presente o ano todo em nossa caminhada. Infelizmente, nesses dias, muitos estão mais preocupados com a festa do Natal, com os comes e bebes... que com o espírito natalino. Prova disso é que apenas alguns vão a Igreja para a celebração da missa de Natal, enquanto muitos preferem ficar em casa para se reunir com seus amigos a fim de partilhar a ceia e os presentes de Natal, e assim, se esquecem de celebrar Jesus na Eucaristia. Portanto que nos preparemos para uma Santa Missa no Natal, afinal sem a Eucaristia, o Natal fica incompleto.
Um feliz e Santo Natal a todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...