domingo, 4 de dezembro de 2011

Domingo II Semana do Advento




Laudes


V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Esta introdução se omite quando o Invitatório precede imediatamente às Laudes.



Hino



Em meio à treva escura,
ressoa clara voz.
Os sonhos maus se afastem,
refulja o Cristo em nós.




Despertem os que dormem
feridos de pecado.
Um novo sol já brilha,
o mal vai ser tirado.




Do céu desce o Cordeiro
Que traz a salvação.
Choremos e imploremos
Das culpas o perdão.




E ao vir julgar o mundo
No dia do terror,
Não puna tantas culpas,
Mas venha com amor.




Ao Pai e ao seu Filho
poder e majestade,
e glória ao Santo Espírito
por toda a eternidade.


Salmodia



Ant. 1 Nossa cidade invencível é Sião,
sua muralha e sua trincheira é o Salvador.
Abri as portas: o Senhor está conosco. Aleluia.


Salmo 117(118)

Canto de alegria e salvação
Ele é a pedra que vós, os construtores, desprezastes, e que se tornou a pedra angular (At 4,11).

–1 Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! *
'Eterna é a sua misericórdia!'

–2 A casa de Israel agora o diga: *
'Eterna é a sua misericórdia!'
–3 A casa de Aarão agora o diga: *
'Eterna é a sua misericórdia!'
–4 Os que temem o Senhor agora o digam: *
'Eterna é a sua misericórdia!'

–5 Na minha angústia eu clamei pelo Senhor, *
e o Senhor me atendeu e libertou!
–6 O Senhor está comigo, nada temo; *
o que pode contra mim um ser humano?
–7 O Senhor está comigo, é o meu auxílio, *
hei de ver meus inimigos humilhados.

–8 'É melhor buscar refúgio no Senhor, *
do que pôr no ser humano a esperança;
–9 é melhor buscar refúgio no Senhor, *
do que contar com os poderosos deste mundo!'

–10 Povos pagãos me rodearam todos eles, *
mas em nome do Senhor os derrotei;
–11 de todo lado todos eles me cercaram, *
mas em nome do Senhor os derrotei; –

=12 como um enxame de abelhas me atacaram, †
como um fogo de espinhos me queimaram, *
mas em nome do Senhor os derrotei.

–13 Empurraram-me, tentando derrubar-me, *
mas veio o Senhor em meu socorro.
–14 O Senhor é minha força e o meu canto, *
e tornou-se para mim o Salvador.

–15 'Clamores de alegria e de vitória*
ressoem pelas tendas dos fiéis.
=16 A mão direita do Senhor fez maravilhas, †
a mão direita do Senhor me levantou, *
a mão direita do Senhor fez maravilhas!'

–17 Não morrerei, mas, ao contrário, viverei *
para cantar as grandes obras do Senhor!
–18 O Senhor severamente me provou, *
mas não me abandonou às mãos da morte.

–19 Abri-me vós, abri-me as portas da justiça; *
quero entrar para dar graças ao Senhor!
–20 'Sim, esta é a porta do Senhor, *
por ela só os justos entrarão!'
–21 Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes *
e vos tornastes para mim o Salvador!

–22 'A pedra que os pedreiros rejeitaram, *
tornou-se agora a pedra angular.
–23 Pelo Senhor é que foi feito tudo isso: *
Que maravilhas ele fez a nossos olhos!
–24 Este é o dia que o Senhor fez para nós, *
alegremo-nos e nele exultemos!

–25 Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação, *
ó Senhor, dai-nos também prosperidade!'
–26 Bendito seja, em nome do Senhor, *
aquele que em seus átrios vai entrando!
– Desta casa do Senhor vos bendizemos. *
27 Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine!

– Empunhai ramos nas mãos, formai cortejo, *
aproximai-vos do altar, até bem perto!
–28 Vós sois meu Deus, eu vos bendigo e agradeço! *
Vós sois meu Deus, eu vos exalto com louvores!
–29 Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! *
'Eterna é a sua misericórdia!'

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.


Ant. 1 Nossa cidade invencível é Sião,
sua muralha e sua trincheira é o Salvador.
Abri as portas: o Senhor está conosco. Aleluia.


Ant.2 Quem tem sede, venha à fonte!
Buscai hoje o Senhor,
que se deixa encontrar. Aleluia.


Cântico Dn 3,52-57

Louvor das criaturas ao Senhor
O Criador é bendito para sempre (Rm 1,25).

–52 Sede bendito, Senhor Deus de nossos pais. *
A vós louvor, honra e glória eternamente!

– Sede bendito, nome santo e glorioso. *
A vós louvor, honra e glória eternamente!

–53 No templo santo onde refulge a vossa glória. *
A vós louvor, honra e glória eternamente!
–54 E em vosso trono de poder vitorioso. *
A vós louvor, honra e glória eternamente!

–55 Sede bendito, que sondais as profundezas. *
A vós louvor, honra e glória eternamente!

– E superior aos querubins vos assentais. *
A vós louvor, honra e glória eternamente!

–56 Sede bendito no celeste firmamento. *
A vós louvor, honra e glória eternamente!
–57 Obras todas do Senhor, glorificai-o. *
A Ele louvor, honra e glória eternamente!

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.


Ant.2 Quem tem sede, venha à fonte!
Buscai hoje o Senhor,
que se deixa encontrar. Aleluia.


Ant.3 Nosso Deus há de vir com poder
iluminar nosso olhar. Aleluia.


Salmo 150

Louvai o Senhor
Salmodiai com o espírito e salmodiai com a mente, isto é: glorificai a Deus com a alma e com o
corpo (Hesíquio).

–1 Louvai o Senhor Deus no santuário, *
louvai-o no alto céu de seu poder!
–2 Louvai-o por seus feitos grandiosos, *
louvai-o em sua grandeza majestosa!

–3 Louvai-o com o toque da trombeta, *
louvai-o com a harpa e com a cítara!
–4 Louvai-o com a dança e o tambor, *
louvai-o com as cordas e as flautas!

–5 Louvai-o com os címbalos sonoros, *
louvai-o com os címbalos de júbilo!
– Louve a Deus tudo o que vive e que respira, *
tudo cante os louvores do Senhor!

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.


Ant.3 Nosso Deus há de vir com poder
iluminar nosso olhar. Aleluia.


Leitura breve Rm 13,11-12
Já é hora de despertar. Com efeito, agora a salvação está mais perto
de nós do que quando abraçamos a fé. A noite já vai adiantada, o dia vem chegando:
despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da luz.


Responsório breve
R. Mesmo as trevas para vós não são escuras,
* Vós sois a luz do mundo, aleluia! R. Mesmo as trevas.
Senhor, sondai-me, conhecei meu coração!
* Vós sois. Glória ao Pai. R. Mesmo as trevas.



CÂNTICO EVANGÉLICO(BENEDICTUS) Lc 1,68-79

Ant. João Batista apareceu no deserto
batizando e pregando um batismo
de conversão para o perdão dos pecados.
O Messias e seu Precursor

–68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, *
porque a seu povo visitou e libertou;
–69 e fez surgir um poderoso Salvador *
na casa de Davi, seu servidor,

–70 como falara pela boca de seus santos, *
os profetas desde os tempos mais antigos,
–71 para salvar-nos do poder dos inimigos *
e da mão de todos quantos nos odeiam.

–72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, *
recordando a sua santa Aliança
–73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, *
de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo,
= a ele nós sirvamos sem temor †
75 em santidade e em justiça diante dele, *
enquanto perdurarem nossos dias.

=76 Serás profeta do Altíssimo, ó menino, †
pois irás andando à frente do Senhor *
para aplainar e preparar os seus caminhos,
–77 anunciando ao seu povo a salvação, *
que está na remissão de seus pecados;

–78 pela bondade e compaixão de nosso Deus, *
que sobre nós fará brilhar o Sol nascente,
–79 lá do alto como luz resplandecente *
para iluminar a quantos jazem entre as trevas
= e na sombra da morte estão sentados †
e para dirigir os nossos passos, *
guiando-os no caminho da paz.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.



Ant. João Batista apareceu no deserto
batizando e pregando um batismo
de conversão para o perdão dos pecados.

Preces
Rezemos irmãos caríssimos a nosso Senhor Jesus Cristo, Juiz dos vivos e dos mortos; e digamos:

R. Vinde, Senhor Jesus!


Senhor Jesus Cristo, que viestes salvar os pecadores,
- defendei-nos de toda tentação. R.


Senhor Jesus Cristo, que vireis cheio de glória para julgar o mundo,
- manifestai em nós o poder da vossa salvação. R.


Ajudai-nos a cumprir, na força do Espírito, os mandamentos de vossa lei,
- para que possamos acolher com amor o dia de vossa vinda. R.


Senhor Jesus Cristo, que sois eternamente glorificado pelos anjos e santos,
ensinai-nos por vossa misericórdia a viver neste mundo com equilíbrio, justiça e piedade,
- aguardando a feliz esperança da vossa vinda gloriosa. R.



(intenções livres)

Pai nosso...


Oração


Ó Deus todo-poderoso e cheio de misericórdia, nós vos pedimos que nenhuma
atividade terrena nos impeça de correr ao encontro do vosso Filho, mas, instruídos
pela vossa sabedoria, participemos da plenitude de sua vida. Por nosso Senhor
Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Conclusão da Hora

O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém


II Vésperas



V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Hino

Eterna luz dos homens,
dos astros Criador,
ouvi as nossas preces,
de todos Redentor.


Ao ver compadecido
do mundo a perdição,
em vosso amor viestes
trazer-lhe a salvação.


Se sombra do pecado
a tudo escurecia,
Esposo, vós saístes
do seio de Maria.


Ao simples ecoar
do vosso nome eterno,
joelhos vão dobrando
o céu, a terra, o inferno.


Um dia voltareis,
Juiz e Rei de tudo.
Oh dai-nos hoje a graça,
na tentação escudo.


Ao Pai e ao Filho glória,
ao Espírito também,
louvor, honra e vitória,
Agora e sempre. Amém

Salmodia



Ant.1. O Senhor há de vir sobre as nuvens do céu
com grande poder. Aleluia.


Salmo 109(110),1-5.7

O Messias, Rei e Sacerdote
É preciso que ele reine, até que todos os seus inimigos estejam debaixo de seus pés (1Cor 15, 25).

–1 Palavra do Senhor ao meu Senhor: *
'Assenta-te ao meu lado direito
– até que eu ponha os inimigos teus *
como escabelo por debaixo de teus pés!'

=2 O Senhor estenderá desde Sião †
vosso cetro de poder, pois Ele diz: *
'Domina com vigor teus inimigos;

=3 tu és príncipe desde o dia em que nasceste; †
na glória e esplendor da santidade, *
como o orvalho, antes da aurora, eu te gerei!'

=4 Jurou o Senhor e manterá sua palavra: †
'Tu és sacerdote eternamente, *
segundo a ordem do rei Melquisedec!'

–5 À vossa destra está o Senhor, Ele vos diz: *
'No dia da ira esmagarás os reis da terra!
–7 Beberás água corrente no caminho, *
por isso seguirás de fronte erguida!'

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Ant. O Senhor há de vir sobre as nuvens do céu
com grande poder. Aleluia.


Ant.2. Eis que vem o Senhor com certeza;
se ele tarda, espera e confia,
pois virá sem demora. Aleluia.


Salmo 113 B(115)

Louvor ao Deus verdadeiro
Vós vos convertestes, abandonando os falsos deuses, para servir ao Deus vivo e verdadeiro
(1Ts 1,9).

=1 Não a nós, ó Senhor, não a nós, †
ao vosso nome, porém, seja a glória, *
porque sois todo amor e verdade!
–2 Por que hão de dizer os pagãos: *
'Onde está o seu Deus, onde está?'

–3 É nos céus que está o nosso Deus, *
ele faz tudo aquilo que quer.
–4 São os deuses pagãos ouro e prata, *
todos eles são obras humanas. –

–5 Têm boca e não podem falar, *
têm olhos e não podem ver;
–6 têm nariz e não podem cheirar, *
tendo ouvidos, não podem ouvir.

=7 Têm mãos e não podem pegar, †
têm pés e não podem andar; *
nenhum som sua garganta produz.
–8 Como eles serão seus autores, *
que os fabricam e neles confiam.

–9 Confia, Israel, no Senhor. *
Ele é teu auxílio e escudo!
–10 Confia, Aarão, no Senhor. *
Ele é teu auxílio e escudo!
–11 Vós que o temeis, confiai no Senhor. *
Ele é vosso auxílio e escudo!

–12 O Senhor se recorda de nós, *
o Senhor abençoa seu povo.
– O Senhor abençoa Israel, *
o Senhor abençoa Aarão;

–13 abençoa aqueles que o temem, *
abençoa pequenos e grandes!
–14 O Senhor multiplique a vós todos, *
a vós todos, também vossos filhos!
–15 Abençoados sejais do Senhor, *
do Senhor que criou céu e terra!

–16 Os céus são os céus do Senhor, *
mas a terra ele deu para os homens.
–17 Não vos louvam os mortos, Senhor, *
nem aqueles que descem ao silêncio.
–18 Nós, os vivos, porém, bendizemos *
ao Senhor desde agora e nos séculos.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.


Ant. Eis que vem o Senhor com certeza;
se ele tarda, espera e confia,
pois virá sem demora. Aleluia.


Ant.3 O Senhor Legislador, o Senhor e nosso Rei
há de vir para salvar-nos.


Cântico Cf. Ap 19,1-2.5-7

As núpcias do Cordeiro

= Aleluia, (Aleluia!).
1 Ao nosso Deus a salvação, *
honra, glória e poder! (Aleluia!).
–2 Pois são verdade e justiça *
os juízos do Senhor.
R. Aleluia, (Aleluia!).

= Aleluia, (Aleluia!).
5 Celebrai o nosso Deus, *
servidores do Senhor! (Aleluia!).
– E vós todos que o temeis, *
vós os grandes e os pequenos!
R. Aleluia, (Aleluia!).

= Aleluia, (Aleluia!).
6 De seu reino tomou posse *
nosso Deus onipotente! (Aleluia!).
–7 Exultemos de alegria,*
demos glória ao nosso Deus!
R. Aleluia, (Aleluia!).

= Aleluia, (Aleluia!).
Eis que as núpcias do Cordeiro *
redivivo se aproximam! (Aleluia!).
– Sua Esposa se enfeitou, *
se vestiu de linho puro.
R. Aleluia, (Aleluia!).

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.


Ant. O Senhor Legislador, o Senhor e nosso Rei
há de vir para salvar-nos.


Leitura breve Fl 4,4-5
Alegrai-vos sempre no Senhor; eu repito, alegrai-vos.
Que a vossa bondade seja conhecida de todos os homens!
O Senhor está próximo!


Responsório breve
R. Alegremo-nos, todos, no Senhor!
* Alegremo-nos, pois ele está bem perto! R. Alegremo-nos.
V. Favorecestes, ó Senhor, a vossa terra, libertastes os cativos de Jacó.
* Alegremo-nos. Glória ao Pai. R. Alegremo-nos.


Cântico evangélico (MAGNIFICAT) Lc 1,46-55


Ant. João pregava e dizia:
Virá alguém depois de mim,
que será mais forte do que eu;
não sou digno de servi-lo e desatar suas sandálias.



A alegria da alma no Senhor

–46 A minha alma engrandece ao Senhor *
47 e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador;
–48 pois ele viu a pequenez de sua serva, *
desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita.

–49 O Poderoso fez por mim maravilhas *
e Santo é o seu nome!
–50 Seu amor, de geração em geração, *
chega a todos que o respeitam;

–51 demonstrou o poder de seu braço, *
dispersou os orgulhosos;
–52 derrubou os poderosos de seus tronos *
e os humildes exaltou;

–53 saciou de bens os famintos, *
e despediu, sem nada, os ricos.
–54 Acolheu Israel, seu servidor, *
fiel ao seu amor,

–55 como havia prometido aos nossos pais, *
em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Ant. João pregava e dizia:
Virá alguém depois de mim,
que será mais forte do que eu;
não sou digno de servi-lo e desatar suas sandálias.


Preces
Imploremos, irmãos caríssimos, a Cristo Redentor, que veio salvar a humanidade; e digamos confiantes:


R. Vinde, Senhor Jesus!


Senhor Jesus Cristo, que pelo ministério da encarnação revelastes aos seres humanos a glória da vossa divindade,
- dai vida ao mundo com a vossa vinda. R.


Vós, que assumistes a fragilidade da natureza humana,
- concedei-nos a vossa misericórdia. R.


Vós, que, na primeira vez, viestes humilde, para remir o mundo de seus pecados,
- quando vierdes novamente, absolvei-nos de toda culpa. R.


Vós, que viveis eternamente e tudo governais com justiça,
- por vossa bondade, fazei-nos alcançar a herança prometida. R.

(intenções livres)


Vós, que estais sentado à direita do Pai,
- alegrai as almas dos nossos defuntos com a luz da vossa face. R.

Pai nosso...


Oração


Ó Deus todo-poderoso e cheio de misericórdia, nós vos pedimos que nenhuma
atividade terrena nos impeça de correr ao encontro do vosso Filho, mas, instruídos
pela vossa sabedoria, participemos da plenitude de sua vida. Por nosso Senhor
Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Conclusão da Hora

O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém


COMPLETAS

V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Depois, recomenda-se o exame de consciência (...)

Hino

Agora que o clarão da luz se apaga,
a vós nós imploramos, Criador:
com vossa paternal misericórdia,
guardai-nos sob a luz do vosso amor.

Os nossos corações sonhem convosco:
no sono, possam eles vos sentir.
Cantemos novamente a vossa glória
ao brilho da manhã que vai surgir.

Saúde concedei-nos nesta vida,
as nossas energias renovai;
da noite a pavorosa escuridão
com vossa claridade iluminai.

Ó Pai, prestai ouvido às nossas preces,
ouvi-nos por Jesus, nosso Senhor,
que reina para sempre em vossa glória,
convosco e o Espírito de Amor.



Salmodia

Ant. Não temerás terror algum durante a noite:
o Senhor te cobrirá com suas asas.

Salmo 90(91)

Sob a proteção do Altíssimo
Eu vos dei o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões (Lc 10,19).

–1 Quem habita ao abrigo do Altíssimo *
e vive à sombra do Senhor onipotente,
–2 diz ao Senhor: 'Sois meu refúgio e proteção, *
sois o meu Deus, no qual confio inteiramente'.

–3 Do caçador e do seu laço ele te livra. *
Ele te salva da palavra que destrói.
–4 Com suas asas haverá de proteger-te, *
com seu escudo e suas armas, defender-te.

–5 Não temerás terror algum durante a noite, *
nem a flecha disparada em pleno dia;
–6 nem a peste que caminha pelo escuro, *
nem a desgraça que devasta ao meio-dia;

=7 Podem cair muitos milhares a teu lado, †
podem cair até dez mil à tua direita: *
nenhum mal há de chegar perto de ti.

–8 Os teus olhos haverão de contemplar *
o castigo infligido aos pecadores;
–9 pois fizeste do Senhor o teu refúgio, *
e no Altíssimo encontraste o teu abrigo.

–10 Nenhum mal há de chegar perto de ti, *
nem a desgraça baterá à tua porta;
–11 pois o Senhor deu uma ordem a seus anjos *
para em todos os caminhos te guardarem.

–12 Haverão de te levar em suas mãos, *
para o teu pé não se ferir nalguma pedra.
–13 Passarás por sobre cobras e serpentes, *
pisarás sobre leões e outras feras.

–14 'Porque a mim se confiou, hei de livrá-lo *
e protegê-lo, pois meu nome ele conhece.
–15 Ao invocar-me hei de ouvi-lo e atendê-lo, *
e a seu lado eu estarei em suas dores.

= Hei de livrá-lo e de glória coroá-lo, †
16 vou conceder-lhe vida longa e dias plenos, *
e vou mostrar-lhe minha graça e salvação'.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.



Ant. Não temerás terror algum durante a noite:
o Senhor te cobrirá com suas asas.

Leitura breve Ap 22,4-5

Verão a sua face e o seu nome estará sobre suas frontes. Não haverá mais noite: não se precisará mais da luz da lâmpada, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus vai brilhar sobre eles e eles reinarão por toda a eternidade.



Responsório breve

R. Senhor, em vossas mãos
* Eu entrego o meu espírito. R. Senhor.
V. Vós sois o Deus fiel, que salvastes vosso povo.
* Eu entrego. Glória ao Pai. R. Senhor.

Cântico evangélico

Ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos,
guardai-nos também quando dormimos!
Nossa mente vigie com o Cristo,
nosso corpo repouse em sua paz!

Cântico de Simeão Lc 2,29-32

Cristo, luz das nações e glória de seu povo

–29 Deixai, agora, vosso servo ir em paz, *
conforme prometestes, ó Senhor.

–30 Pois meus olhos viram vossa salvação *
31 que preparastes ante a face das nações:

–32 uma Luz que brilhará para os gentios *
e para a glória de Israel, o vosso povo.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.



Ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos,
guardai-nos também quando dormimos!
Nossa mente vigie com o Cristo,
nosso corpo repouse em sua paz!

Oração

Depois de celebrarmos neste dia a ressurreição do vosso Filho, nós vos pedimos, humildemente,
Senhor, que descansemos seguros em vossa paz e despertemos alegres para cantar vosso louvor.
Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

O Senhor todo-poderoso nos conceda uma noite tranquila
e, no fim da vida, uma morte santa.
R. Amém.



Antífona final de Nossa Senhora

Ave, Rainha do céu;
ave, dos anjos Senhora;
ave, raiz, ave, porta;
da luz do mundo és aurora.
Exulta, ó Virgem tão bela,
as outras seguem-te após;
nós te saudamos: adeus!
E pede a Cristo por nós!
Virgem Mãe, ó Maria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...