quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Brasil: Dois novos arcebispos nomeados pelo Papa Bento XVI




O Papa Bento XVI nomeou nesta quarta-feira, 30, Dom Esmeraldo Barreto de Farias até agora bispo da diocese de Santarém (PA) como novo arcebispo de Porto Velho (RO) e Dom José Francisco Rezende Dias até agora bispo da diocese de Duque de Caxias (RJ), como novo arcebispo de Niterói (RJ).

Assim o Papa aceitou, os pedidos de renúncia do até então arcebispo de Porto Velho, Dom Moacyr Grechi, e de Dom Alano Maria Pena, que até o presente momento estava à frente da arquidiocese de Niterói, ambos por terem atingido o limite de idade de 75 anos estabelecido pelo direito canônico.

Segundo informou a CNBB, o novo arcebispo de Porto Velho (RO) nasceu no dia 4 de julho de 1949 e é natural de Santo Antônio de Jesus (BA). Seus estudos filosóficos foram concluídos na Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Teologia no Instituto de Teologia da Universidade Católica de Salvador. Foi ordenado presbítero em 9 de janeiro de 1977 em sua cidade natal e nomeado bispo em 22 de março de 2000 para a diocese de Paulo Afonso na Bahia. Dom Barreto estava na diocese de Santarém (PA) desde 2007.

No último quadriênio, de 2007 a 2011, o novo arcebispo de Porto Velho foi presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Seu lema episcopal é “Levanta-te e anda” (At 3, 6).

Dom José Francisco Rezende, novo arcebispo de Niterói, nasceu em Brasópolis (MG) no dia 2 de abril de 1956. Foi ordenado sacerdote em 10 de novembro de 1979 e nomeado bispo em 28 de março de 2001. Sua ordenação episcopal aconteceu em junho do mesmo ano e logo assumiu a função de bispo auxiliar de Pouso Alegre (MG) onde ficou até 2005. Em seguida foi nomeado para a diocese de Duque de Caxias.

Formou-se tem filosofia em Pouso Alegre e Teologia em Taubaté (SP). É especialista em Teologia Espiritual pelo Pontifício Instituto Teresianum de Roma (1987-1989). Seu lema episcopal é “Vivamos por Ele”. (I Jo 4, 9).

Em nota oficial emitida nesta quarta-feira, Dom Orani João Tempesta, presidente do Regional Leste I, no qual se encontra a diocese de Duque de Caxias e a arquidiocese de Niterói agradeceu a Dom Alano “pela sua missão aqui desempenhada” e pediu a Deus “que continue a iluminar com o Seu Espírito Santo os seus caminhos, que continuará a percorrer aqui dentro de nosso Regional”.

Na mesma nota Dom Orani ofereceu a Dom Rezende Dias, da parte de todos os membros do Regional “os nossos cumprimentos e orações pela nova missão que assume como Metropolita em Niterói”.
“Dom José Francisco é secretário do nosso Regional, que está unido a ele neste novo tempo e o acompanhará com a unidade de orações”, conclui a nota do Regional Leste I, assinada por Dom Tempesta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...