sábado, 31 de dezembro de 2011

Bento XVI critica «forças mundanas» que ameaçam as famílias.




Bento XVI criticou esta sexta feira as “muitas forças mundanas” que, do seu ponto de vista, “ameaçam o grande tesouro da família”, dirigindo uma mensagem a centenas de milhares de pessoas reunidas em Madrid.
A diocese madrilena organizou pelo quinto ano consecutivo um encontro de famílias cristãs, que chegaram também de várias nações europeias, reunidas numa celebração presidida pelo arcebispo local, cardeal Antonio Rouco Varela, acompanhado por mais de 40 cardeais e bispos.
O Papa desafiou os presentes a invocar de Deus “a ajuda necessária” para superar as dificuldades, “uma ajuda certa, fundada na graça do sacramento do matrimónio”.
A celebração, que decorreu no dia da solenidade litúrgica da Sagrada Família, foi antecedida por momentos de animação musical, oração e testemunhos pessoais junto da Praça Colón, no centro da cidade.
“Convido todos a considerarem esta celebração como continuação do Natal: Jesus fez-se homem para trazer ao mundo a bondade e o amor de Deus”, escreveu Bento XVI, na mensagem lida aos participantes pelo cardeal Rouco Varela, também presidente da Conferência Episcopal Espanhola.
O Papa frisou que Jesus nasceu no seio de uma família “de coração simples”, que serviu como “porta de entrada na terra do Salvador da humanidade”.
A mensagem papal assinalou, por outro lado, a “imprescindível dimensão educativa da família”, na qual se “aprende a conviver, se transmite a fé”.
Neste sentido, Bento XVI desejou que essa dimensão possa “receber um alento especial no Ano da Fé”, que se inicia em outubro de 2012.
O encontro das famílias cristãs em Madrid recorda, este ano, a realização da Jornada Mundial da Juventude que, em agosto, levou mais de dois milhões de pessoas à capital espanhola.
O Papa também evocou este acontecimento, com “emoção inesquecível”, convidando os jovens a agradecerem “o dom da família”, defendendo a “autêntica dignidade desta instituição primária para a sociedade e tão vital para a Igreja”.
Sob o lema ‘Nascemos graças à família cristã’, os promotores deste encontro quiseram sublinhar o papel da instituição “como resposta perante a crise social e económica”.
D. Antonio Rouco Varela disse, na homilia da missa a que presidiu, que se vivem tempos “difíceis para as famílias, nascidas com o objetivo de se constituírem e configurarem como uma comunidade íntima de amor conjugal, fiel, indissolúvel e aberta sem desnaturalizações voluntárias”.
“Quanto custa hoje a uma sociedade tão fortemente influenciada e condicionada por uma visão materialista e egocêntrica do homem e da sua história compreender e aceitar o Evangelho da vida, do matrimónio e da família”, acrescentou o cardeal.

Radio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...