A Igreja prossiga o seu empenho contra os abusos sexuais e faça ouvir a sua voz na sociedade: Bento XVI aos bispos dos Estados Unidos da América

sábado, 26 de novembro de 2011




O empenho da Igreja para sarar a ferida dos abusos sexuais e o desafio da nova evangelização: estes os temas fortes do discurso de Bento XVI a um grupo de bispos dos Estados Unidos da América recebidos este sábado em audiência por ocasião da sua visita ad limina.
Trata-se do primeiro grupo de prelados americanos aos quais o Papa dirige um discurso, após a viagem á América em 2008. Bento XVI encorajou os bispos a defender a verdade e a oferecer uma palavra de esperança aos americanos num tempo de mudanças sociais radicais.
O Papa iniciou o seu discurso voltando ao contexto da sua viagem apostolica aos Estados Unidos em 2008. Recordou que aquela visita tinha como objectivo encorajar os católicos americanos, após o escândalo e a desorientação causada pela crise dos abusos sexuais.

“Quis – disse o Papa – dar-me conta pessoalmente dos sofrimentos causados ás vitimas e dos esforços sinceros envidados tanto para assegurar a segurança das nossa crianças como para enfrentar de maneira transparente e adequada as acusações de abusos. É minha esperança - acrescentou – que os esforços conscienciosos da Igreja para enfrentar esta realidade ajudem a todos a reconhecer as causas e as consequências devastadoras dos abusos sexuais e a responder eficazmente a este flagelo que toca todos os níveis da sociedade

Da mesma maneira , observou o Papa assim como da Igreja se pretende justamente que sejam respeitadas as normas de comportamento a este respeito, todas as outras instituições, sem nenhuma excepção, deveriam ser obrigadas a respeitar as mesmas medidas.
No seu discurso o Papa tocou depois outro tema forte da sua viagem apostolica aos Estados Unidos: o desafio da nova evangelização, á luz de uma mudança radical do cenário social e religioso. O Papa deteve-se sobre o desafio da secularização crescente da sociedade.

Considero significativo - confiou – que se verifique uma maior atenção, sobre o futuro das nossas sociedades democráticas, da parte de tantos homens e mulheres, a prescindir da suas visões politicas e religiosas. Reconhece –se - acrescentou – uma ruptura preocupante nos fundamentos intelectuais, culturais e morais da vida social, especialmente entre os jovens a braços com vastas mudanças sociais.

Não obstante as tentativas de fazer silenciar a voz da Igreja no espaço publico – admoestou – muitas pessoas de boa vontade continuam a olhar para a sua sapiência , o seu discernimento e para a sua guia valida na maneira de enfrentar esta crise de amplo alcance. Por isso, o momento presente , disse, pode ser visto em termos positivos como uma ocasião para exercer a dimensão profética do ministério episcopal. Encorajou portanto os bispos a falar, com humildade, mas também com perseverança, em defesa da verdade moral, oferecendo uma palavra de esperança capaz de abrir os corações e as mentes á verdade que nos torna livres.

Radio Vaticano
Compartilhe este artigo, evangelize! :

0 comentários:

Deixe seu comentario

O que você achou do artigo... !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Support : | |
Copyright © 2011. Nossa Senhora de Medjugorje - All Rights Reserved
Template Created by Nossa Senhora de Medjugorje, Aparições de Nossa Senhora
Proudly powered by