terça-feira, 29 de novembro de 2011

Bento XVI manifestou seu pesar pelo assassinato de Ir. Lukrecija Mamic, croata, e Francesco Bazzani, voluntário italiano, perpetrado em Kiremba, no norte de Burundi

Cidade do Vaticano (RV) - Bento XVI manifestou seu pesar pelo assassinato de Ir. Lukrecija Mamic, croata, e Francesco Bazzani, voluntário italiano, perpetrado em Kiremba, no norte de Burundi, na noite do último domingo. Os dois foram assassinados durante uma tentativa de assalto, enquanto a religiosa italiana Carla Lucia Brienza ficou ferida e teve de ser operada.
Na noite de domingo, alguns criminosos invadiram a casa das Irmãs da Caridade, em Kiremba, perto do grande hospital onde as religiosas prestam seu serviço. Ir. Lukrecija foi assassinada a sangue frio, enquanto a Ir. Carla e o voluntário foram sequestrados por algumas horas. Francesco Bazzani foi morto enquanto Ir. Carla reagiu, apesar dos ferimentos. A polícia anunciou que prendeu dois suspeitos.

“As nossas irmãs estão assustadas, mas ainda não sabemos que decisão adotar quanto ao futuro da nossa presença em Kiremba”, disse à Agência Misna uma freira das Irmãs da Caridade.

O Papa expressou seu pesar numa mensagem enviada, através do Secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone, ao Bispo de Ngozi, no Burundi, Dom Gervais Banshimiyubusa, à Congregação das Irmãs da Caridade de Brescia, e aos parentes e familiares do voluntário assassinado.

Na missiva o Santo Padre pede a Deus, Pai de Misericórdia, para que acolha em seu Reino esses dois defuntos que dedicaram suas vidas a serviço dos doentes e pobres, e dê coragem a Irmã Carla Brienza a fim de que supere essa provação.

Para o Presidente da Comissão Nacional Independente para os Direitos Humanos, Irmão Emmanuel Ntakarutimana, dominicano, o assassinato da freira e do voluntário parecem atos de banditismo. Ele anunciou o envio, nesta terça-feira, de um pequeno grupo de representantes da Comissão para investigar o caso. (MJ/BF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...