quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Quinta feira, XXVIII Semana do Tempo Comum




Laudes

V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Esta introdução se omite quando o Invitatório precede imediatamente às Laudes.

Hino

Já o dia nasceu novamente.
Supliquemos, orando, ao Senhor
que nos guarde do mal neste dia
e por atos vivamos o amor.

Ponha freios à língua e a modere,
da discórdia evitando a paixão;
que nos vele o olhar e o defenda
da vaidade e de toda a ilusão.

Sejam puros os seres no íntimo,
dominando os instintos do mal.
Evitemos do orgulho o veneno,
moderando o impulso carnal.

Para que, no final deste dia,
quando a noite, em seu curso, voltar,
abstinentes e puros, possamos
sua glória e louvores cantar.

Glória ao Pai, ao seu Unigênito
e ao Espírito Santo também.
Suba aos Três o louvor do universo
hoje e sempre, nos séculos. Amém.

Salmodia

Ant. 1 Fazei-me sentir vosso amor desde cedo!

Sal 142(143),1-11

Prece na aflição
Ninguém é justificado por observar a Lei de Moisés, mas por crer em Jesus Cristo (Gl 2,16).

–1 Ó Senhor, escutai minha prece, *
ó meu Deus, atendei minha súplica!
– Respondei-me, ó vós, Deus fiel, *
escutai-me por vossa justiça!

=2 Não chameis vosso servo a juízo, †
pois diante da vossa presença *
não é justo nenhum dos viventes.

–3 O inimigo persegue a minha alma, *
ele esmaga no chão minha vida
– e me faz habitante das trevas, *
como aqueles que há muito morreram.
–4 Já em mim o alento se extingue, *
o coração se comprime em meu peito!

=5 Eu me lembro dos dias de outrora †
e repasso as vossas ações, *
recordando os vossos prodígios.
=6 Para vós minhas mãos eu estendo; †
minha alma tem sede de vós, *
como a terra sedenta e sem água.

–7 Escutai-me depressa, Senhor, *
o espírito em mim desfalece!
= Não escondais vossa face de mim! †
Se o fizerdes, já posso contar-me *
entre aqueles que descem à cova!

–8 Fazei-me cedo sentir vosso amor, *
porque em vós coloquei a esperança!
– Indicai-me o caminho a seguir, *
pois a vós eu elevo a minha alma!
–9 Libertai-me dos meus inimigos, *
porque sois meu refúgio, Senhor!

–10 Vossa vontade ensinai-me a cumprir, *
porque sois o meu Deus e Senhor!
– Vosso Espírito bom me dirija *
e me guie por terra bem plana!

–11 Por vosso nome e por vosso amor *
conservai, renovai minha vida!
– Pela vossa justiça e clemência, *
arrancai a minha alma da angústia!

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Fazei-me sentir vosso amor desde cedo!

Ant. 2 O Senhor vai fazer correr a paz como um rio
para a nova Sião.

Cântico Is 66,10-14a

Consolação e alegria na Cidade Santa
A Jerusalém celeste é livre, e é a nossa mãe (Gl 4,26).

=10 Alegrai-vos com Sião †
e exultai por sua causa, *
todos vós que a amais;
– tomai parte no seu júbilo, *
todos vós que a lamentais!

=11 Podereis alimentar-vos, †
saciar-vos com fartura *
com seu leite que consola;
– podereis deliciar-vos *
nas riquezas de sua glória.

=12 Pois assim fala o Senhor: †
'Vou fazer correr a paz *
para ela como um rio,
– e as riquezas das nações *
qual torrente a transbordar.

= Vós sereis amamentados †
e ao colo carregados *
e afagados com carícias;
–13 como a mãe consola o filho. *
em Sião vou consolar-vos.

=14 Tudo isso vós vereis, †
e os vossos corações *
de alegria pulsarão;
– vossos membros, como plantas, *
tomarão novo vigor'.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. O Senhor vai fazer correr a paz como um rio
para a nova Sião.

Ant. 3 Cantai ao nosso Deus, porque é suave.

Salmo 146(147 A)

Poder e bondade de Deus
A vós, ó Deus, louvamos, a vós, Senhor, cantamos.

=1 Louvai o Senhor Deus, porque ele é bom, †
cantai ao nosso Deus, porque é suave: *
ele é digno de louvor, ele o merece! –

–2 O Senhor reconstruiu Jerusalém, *
e os dispersos de Israel juntou de novo;
–3 ele conforta os corações despedaçados, *
ele enfaixa suas feridas e as cura;
–4 fixa o número de todas as estrelas *
e chama a cada uma por seu nome.

–5 É grande e onipotente o nosso Deus, *
seu saber não tem medida nem limites.
–6 O Senhor Deus é o amparo dos humildes, *
mas dobra até o chão os que são ímpios.
–7 Entoai, cantai a Deus ação de graças, *
tocai para o Senhor em vossas harpas!

–8 Ele reveste todo o céu com densas nuvens, *
e a chuva para a terra ele prepara;
– faz crescer a verde relva sobre os montes *
e as plantas que são úteis para o homem;
–9 ele dá aos animais seu alimento, *
e ao corvo e a seus filhotes que o invocam.

–10 Não é a força do cavalo que lhe agrada, *
nem se deleita com os músculos do homem,
–11 mas agradam ao Senhor os que o respeitam, *
os que confiam, esperando em seu amor!

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Cantai ao nosso Deus, porque é suave.

Leitura breve Rm 8,18-21

Eu entendo que os sofrimentos do tempo presente nem merecem ser comparados com a
glória que deve ser revelada em nós. De fato, toda a criação está esperando
ansiosamente o momento de se revelarem os filhos de Deus. Pois a criação ficou sujeita
à vaidade, não por sua livre vontade, mas por sua dependência daquele que a sujeitou;
também ela espera ser libertada da escravidão da corrupção e, assim, participar da
liberdade e da glória dos filhos de Deus.

Responsório breve

R. Penso em vós no meu leito, de noite,
* Nas vigílias, suspiro por vós.R. Penso em vós.
V. Para mim fostes sempre um socorro!* Nas vigílias.
Glória ao Pai. R. Penso em vós.

CÂNTICO EVANGÉLICO(BENEDICTUS) Lc 1,68-79

Ant. Anunciai ao vosso povo a salvação,
e perdoai-nos, ó Senhor, nossos pecados!

O Messias e seu Precursor

–68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, *
que a seu povo visitou e libertou;

–69 e fez surgir um poderoso Salvador *
na casa de Davi, seu servidor,

–70 como falara pela boca de seus santos, *
os profetas desde os tempos mais antigos,

–71 para salvar-nos do poder dos inimigos *
e da mão de todos quantos nos odeiam.

–72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, *
recordando a sua santa Aliança

–73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, *
de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo,

= a ele nós sirvamos sem temor †
75 em santidade e em justiça diante dele, *
enquanto perdurarem nossos dias.

=76 Serás profeta do Altíssimo, ó menino, †
pois irás andando à frente do Senhor *
para aplainar e preparar os seus caminhos,

–77 anunciando ao seu povo a salvação, *
que está na remissão de seus pecados;

–78 pelo amor do coração de nosso Deus, *
Sol nascente que nos veio visitar

–79 lá do alto como luz resplandecente *
a iluminar a quantos jazem entre as trevas

= e na sombra da morte estão sentados †
e para dirigir os nossos passos, *
guiando-nos no caminho da paz.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Anunciai ao vosso povo a salvação,
e perdoai-nos, ó Senhor, nossos pecados!

Preces

Bendigamos a Deus, vida e salvação do seu povo; e o invoquemos, dizendo:

R. Senhor, vós sois a nossa vida!

Bendito sejais, Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que na vossa misericórdia nos
fizestes renascer para uma viva esperança,
– mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos. R.

Vós, que em Cristo renovastes o homem, criado à vossa imagem,
– tornai-nos semelhantes à imagem do vosso Filho.R.

Derramai em nossos corações, feridos pelo ódio e pela inveja,
– a caridade do Espírito Santo.R.

Dai trabalho aos desempregados, alimento aos famintos, alegria aos tristes,
– e a toda a humanidade graça e salvação.R.

(intenções livres)

Pai nosso.

Oração

Concedei-nos, ó Senhor, conhecer profundamente o mistério da salvação, para que, sem
temor e livres dos inimigos, vos sirvamos na justiça e santidade, todos os dias da vida.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Conclusão da Hora

O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém.


Hora Média

V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.



HINO

Cumprindo o ciclo tríplice das horas,
louvemos ao Senhor de coração,
cantando em nossos salmos a grandeza
de Deus, que é Uno e Trino em perfeição.

A exemplo de São Pedro, nosso mestre,
guardando do Deus vivo e verdadeiro,
em almas redimidas, o mistério,
sinal de salvação ao mundo inteiro,

também salmodiamos no espírito,
unidos aos apóstolos do Senhor,
e assim serão firmados nossos passos
na força de Jesus, o Salvador.

Louvor ao Pai, autor de toda a vida,
e ao Filho, Verbo Eterno, Sumo Bem,
unidos pelo amor do Santo Espírito,
Deus vivo pelos séculos. Amém.

Salmodia
-- salmodia complementar --


Ant. 1 Se me amais, diz o Senhor,
guardareis os meus preceitos.

Salmo 118(119),153-160

XX (Res)

Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei
Tu tens palavras de vida eterna (Jo 6,69).

–153 Vede, Senhor, minha miséria, e livrai-me, *
porque nunca me esqueci de vossa lei!
–154 Defendei a minha causa e libertai-me! *
Pela palavra que me destes, dai-me a vida!

–155 Como estão longe de salvar-se os pecadores, *
pois não procuram, ó Senhor, vossa vontade!
–156 É infinita, Senhor Deus, vossa ternura: *
conforme prometestes, dai-me a vida!

–157 Tantos são os que me afligem e perseguem, *
mas eu nunca deixarei vossa Aliança!
–158 Quando vejo os renegados, sinto nojo, *
porque foram infiéis à vossa lei.

–159 Quanto eu amo, ó Senhor, vossos preceitos! *
Vossa bondade reanime a minha vida!
–160 Vossa palavra é fundada na verdade, *
os vossos justos julgamentos são eternos.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Se me amais, diz o Senhor,
guardareis os meus preceitos.

Ant. 2 O Senhor te abençoe,
e possas ver a paz cada dia de tua vida.

Salmo 127(128)

A paz do Senhor na família
De Sião, isto é, da sua Igreja, o Senhor te abençoe (Arnóbio).

–1 Feliz és tu se temes o Senhor *
e trilhas seus caminhos!

–2 Do trabalho de tuas mãos hás de viver, *
serás feliz, tudo irá bem!
–3 A tua esposa é uma videira bem fecunda *
no coração da tua casa;
– os teus filhos são rebentos de oliveira *
ao redor de tua mesa.

–4 Será assim abençoado todo homem *
que teme o Senhor.
–5 O Senhor te abençoe de Sião, *
cada dia de tua vida;
– para que vejas prosperar Jerusalém*
6 e os filhos dos teus filhos.

– Ó Senhor, que venha a paz a Israel, *
que venha a paz ao vosso povo!

– – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. O Senhor te abençoe,
e possas ver a paz cada dia de tua vida.

Ant. 3 O Senhor lutará contra os teus inimigos.

Salmo 128(129)

A renovada esperança do povo oprimido
A Igreja fala dos sofrimentos que ela suporta (Sto. Agostinho).

–1 Quanto eu fui perseguido desde jovem, *
que o diga Israel neste momento!
–2 Quanto eu fui perseguido desde jovem, *
mas nunca me puderam derrotar!

–3 Araram lavradores o meu dorso, *
rasgando longos sulcos com o arado.
–4 Mas o Senhor, que sempre age com justiça, *
fez em pedaços as correias dos malvados.

–5 Que voltem para trás envergonhados *
todos aqueles que odeiam a Sião!
–6 Sejam eles como a erva dos telhados, *
que bem antes de arrancada já secou!

–7 Esta jamais enche a mão do ceifador *
nem o regaço dos que juntam os seus feixes;
=8 para estes nunca dizem os que passam: †
'Sobre vós desça a bênção do Senhor! *
Em nome do Senhor vos bendizemos!'

Ant. O Senhor lutará contra os teus inimigos.

Leitura breve Hb 12,1b-2

Deixemos de lado o que nos pesa e o pecado que nos envolve. Empenhemo-nos com
perseverança no combate que nos é proposto, com os olhos fixos em Jesus, que em nós
começa e completa a obra da fé. Em vista da alegria que lhe foi proposta, suportou a
cruz, não se importando coma infâmia, e assentou-se à direita do trono de Deus.

V. No Senhor ponho a minha esperança.
R. E na sua palavra eu espero.

Oração

Senhor nosso Deus, atendei a nossa oração, dando-nos a graça de imitar o exemplo da
paixão do vosso Filho e levar serenamente nossa cruz de cada dia. Por Cristo, nosso
Senhor.

Conclusão da Hora

V. Bendigamos ao Senhor.
R. Demos graças a Deus.


Vésperas

V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.


Hino

Ó Deus, autor da luz
da aurora matutina,
mostrai-nos vossa glória,
que o dia já declina.

A tarde traz o ocaso,
o sol já vai morrendo,
e deixa o mundo às trevas,
às leis obedecendo.

Aos servos que vos louvam,
cansados do labor,
as trevas não envolvam,
pedimos, ó Senhor.

Assim, durante a noite,
guardados pela graça,
na luz da vossa luz,
a treva se desfaça.

Ouvi-nos, Pai bondoso,
e vós, Jesus, também.
A vós e ao Santo Espírito
louvor eterno. Amém.

Salmodia

Ant. 1 Ele é meu amor, meu refúgio,
meu escudo: é nele que espero.

Salmo 143(144)

Oração pela vitória e pela paz
As suas mãos foram treinadas para a luta, quando venceu o mundo conforme disse: eu venci o mundo (Sto. Hilário).

I
=1 Bendito seja o Senhor, meu rochedo, †
que adestrou minhas mãos para a luta, *
e os meus dedos treinou para a guerra!

–2 Ele é meu amor, meu refúgio, *
libertador, fortaleza e abrigo;
– é meu escudo: é nele que espero, *
ele submete as nações a meus pés.

=3 Que é o homem, Senhor, para vós? †
Por que dele cuidais tanto assim, *
e no filho do homem pensais?
–4 Como o sopro de vento é o homem, *
os seus dias são sombra que passa.

–5 Inclinai vossos céus e descei, *
tocai os montes, que eles fumeguem.
–6 Fulminai o inimigo com raios, *
lançai flechas, Senhor, dispersai-o!

=7 Lá do alto estendei vossa mão, †
retirai-me do abismo das águas, *
e salvai-me da mão dos estranhos;
–8 sua boca só tem falsidade, *
sua mão jura falso e engana.

– – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Ele é meu amor, meu refúgio,
meu escudo: é nele que espero.

Ant. 2 Feliz o povo que tem o Senhor por seu Deus!

II
–9 Um canto novo, meu Deus, vou cantar-vos, *
nas dez cordas da harpa louvar-vos,
–10 a vós que dais a vitória aos reis *
e salvais vosso servo Davi.

–11 Da espada maligna livrai-me *
e salvai-me da mão dos estranhos;
– sua boca só tem falsidade, *
sua mão jura falso e engana.

–12 Que nossos filhos, quais plantas viçosas, *
cresçam sadios, e fortes floresçam!
– As nossas filhas, colunas robustas, *
que um artista esculpiu para o templo.

–13 Nossos celeiros transbordem de cheios, *
abastecidos de todos os frutos!
– Nossas ovelhas em muitos milhares *
se multipliquem nas nossas campinas!

=14 O nosso gado também seja gordo! †
Não haja brechas em nossas muralhas, *
nem desterro ou gemido nas praças!
–15 Feliz o povo a quem isto acontece, *
e que tem o Senhor por seu Deus!

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Feliz o povo que tem o Senhor por seu Deus!

Ant. 3 Chegou agora a salvação e o poder
e a realeza do Senhor e nosso Deus.

Cântico Ap 11,17-18; 12,10b-12a

O julgamento de Deus

–1,17 Graças vos damos, Senhor Deus onipotente, *
a Vós que sois, a Vós que éreis e sereis,
– porque assumistes o poder que vos pertence, *
e enfim tomastes posse como rei!

(R. Nós vos damos graças, nosso Deus!)

= 18 As nações se enfureceram revoltadas, †
mas chegou a vossa ira contra elas *
e o tempo de julgar vivos e mortos,
= e de dar a recompensa aos vossos servos, †
aos profetas e aos que temem vosso nome, *
aos santos, aos pequenos e aos grandes. (R.)

=12,10 Chegou agora a salvação e o poder †
e a realeza do Senhor e nosso Deus, *
e o domínio de seu Cristo, seu Ungido.
– Pois foi expulso o delator que acusava *
nossos irmãos, dia e noite, junto a Deus. (R.)

= 11 Mas o venceram pelo sangue do Cordeiro †
e o testemunho que eles deram da Palavra, *
pois desprezaram sua vida até à morte.
– 12 Por isso, ó céus, cantai alegres e exultai *
e vós todos os que neles habitais! (R.)

– – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Chegou agora a salvação e o poder
e a realeza do Senhor e nosso Deus.

Leitura breve Cf. Cl 1,23

Permanecei inabaláveis e firmes na fé, sem vos afastardes da esperança que vos dá o
evangelho, que ouvistes, que foi anunciado a toda criatura debaixo do céu.

Responsório breve

R. O Senhor é o meu Pastor:
* Não me falta coisa alguma. R. O Senhor.
V. Pelos prados me conduz.* Não me falta.
Glória ao Pai. R. O Senhor.

Cântico evangélico (MAGNIFICAT) Lc 1,46-55

Ant. O Senhor saciou com os seus bens
os famintos e sedentos de justiça.

A alegria da alma no Senhor

–46 A minha alma engrandece ao Senhor *
47 e exulta meu espírito em Deus, meu Salvador;
–48 porque olhou para humildade de sua serva, *
doravante as gerações hão de chamar-me de bendita.

–49 O Poderoso fez em mim maravilhas *
e Santo é o seu nome!
–50 Seu amor para sempre se estende *
sobre aqueles que o temem;

–51 manifestou o poder de seu braço, *
dispersou os soberbos;
–52 derrubou os poderosos de seus tronos *
e elevou os humildes;

–53 saciou de bens os famintos, *
despediu os ricos sem nada.
–54 Acolheu Israel, seu servidor, *
fiel ao seu amor,

–55 como havia prometido a nossos pais, *
em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. O Senhor saciou com os seus bens
os famintos e sedentos de justiça.

Preces

Oremos a Cristo, luz dos povos e alegria de todo ser vivente; e digamos com fé:

R. Senhor, dai-nos luz, paz e salvação!

Luz sem ocaso e Palavra eterna do Pai, que viestes para salvar a humanidade inteira,
– iluminai os catecúmenos da Igreja com a luz da vossa verdade. R.

Desviai, Senhor, o vosso olhar dos nossos pecados,
– porque em vós se encontra o perdão.R.

Vós quereis que os seres humanos, com a sua inteligência, investiguem os segredos da natureza;
– fazei que as ciências e as artes contribuam para a vossa glória e o bem-estar de todas as pessoas. R.

Protegei aqueles que se dedicam no mundo ao serviço de seus irmãos e irmãs,
– para que possam realizar o seu ideal com liberdade e sem atropelos. R.

(intenções livres)

Senhor, que tendes as chaves da morte e da vida,
– fazei entrar na vossa luz os nossos irmãos e irmãs que adormeceram na esperança da ressurreição. R.

Pai nosso.

Oração

Atendei, Senhor, benignamente nossas preces vespertinas, e concedei que, seguindo
com perseverança os passos de vosso Filho, recolhamos os frutos da justiça e da paz.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Conclusão da Hora

O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém.


COMPLETAS

QUINTA-FEIRA

V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.

Depois, recomenda-se o exame de consciência (...)

Hino

Ó Cristo, dia e esplendor,
na treva o oculto aclarais.
Sois luz de luz, nós o cremos,
luz aos fiéis anunciais.

Guardai-nos, Deus, nesta noite,
velai do céu nosso sono;
em vós na paz descansemos
em um tranqüilo abandono.

Se os olhos pesam de sono,
vele, fiel, nossa mente.
A vossa destra proteja
quem vos amou fielmente.

Defensor nosso, atendei-nos
freai os planos malvados.
No bem guiai vossos servos,
com vosso sangue comprados.

Ó Cristo, Rei piedoso,
a vós e ao Pai toda a glória,
com o Espírito Santo,
eterna honra e vitória.

Salmodia

Ant. Meu corpo no repouso está tranqüilo.

Salmo 15(16)

O Senhor é minha herança
Deus ressuscitou a Jesus, libertando-o das angústias da morte (At 2,24).

=1 Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! †
2 Digo ao Senhor: 'Somente vós sois meu Senhor: *
nenhum bem eu posso achar fora de vós!'

–3 Deus me inspirou uma admirável afeição*
pelos santos que habitam sua terra.

–4 Multiplicam, no entanto, suas dores *
os que correm para os deuses estrangeiros;
– seus sacrifícios sanguinários não partilho, *
nem seus nomes passarão pelos meus lábios.

–5 Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, *
meu destino está seguro em vossas mãos!
–6 Foi demarcada para mim a melhor terra, *
e eu exulto de alegria em minha herança!

–7 Eu bendigo o Senhor, que me aconselha, *
e até de noite me adverte o coração.
–8 Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, *
pois se o tenho a meu lado não vacilo.

=9 Eis por que meu coração está em festa, †
minha alma rejubila de alegria, *
e até meu corpo no repouso está tranqüilo;

–10 pois não haveis de me deixar entregue à morte, *
nem vosso amigo conhecer a corrupção.

=11 Vós me ensinais vosso caminho para a vida; †
junto a vós, felicidade sem limites, *
delícia eterna e alegria ao vosso lado!

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Meu corpo no repouso está tranqüilo.

Leitura breve 1Ts 5,23

Que o próprio Deus da paz vos santifique totalmente, e que tudo aquilo que sois – espírito,
alma, corpo – seja conservado sem mancha alguma para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo!

Responsório breve

R. Senhor, em vossas mãos
* Eu entrego o meu espírito. R. Senhor.
V. Vós sois o Deus fiel, que salvastes vosso povo.
* Eu entrego. Glória ao Pai. R.Senhor.

Cântico evangélico, ant.

Salvai-nos, Senhor, quando velamos,
guardai-nos também quando dormimos!
Nossa mente vigie com o Cristo,
nosso corpo repouse em sua paz!

Cântico de Simeão Lc 2,29-32

Cristo, luz das nações e glória de seu povo

–29 Deixai, agora, vosso servo ir em paz, *
conforme prometestes, ó Senhor.

–30 Pois meus olhos viram vossa salvação *
31 que preparastes ante a face das nações:

–32 uma Luz que brilhará para os gentios *
e para a glória de Israel, o vosso povo.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos,
guardai-nos também quando dormimos!
Nossa mente vigie com o Cristo,
nosso corpo repouse em sua paz!

Oração

Senhor nosso Deus, após as fadigas de hoje, restaurai nossas energias por um sono tranqüilo, a
fim de que, por vós renovados, nos dediquemos de corpo e alma ao vosso serviço. Por Cristo,
nosso Senhor.

O Senhor todo-poderoso nos conceda uma noite tranqüila
e, no fim da vida, uma morte santa.
R. Amém.

Antífona final de Nossa Senhora

Ave, Rainha do céu;
ave, dos anjos Senhora;
ave, raiz, ave, porta;
da luz do mundo és aurora.
Exulta, ó Virgem tão bela,
as outras seguem-te após;
nós te saudamos: adeus!
E pede a Cristo por nós!
Virgem Mãe, ó Maria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...