sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Grande Festa da Proteção da Santa Mãe de Deus - 14 out

Filhos amados de Maria, caríssimos irmãos em Cristo Jesus,
Hoje a igreja de rito oriental, comemora essa grande festa, nos coloquemos hoje sobre seu manto. Desde tempos imemoriais, a Igreja tem celebrado a Santíssima Mãe de Deus como padroeira e protetora do povo cristão que, por suas orações intercessoras, implora a misericórdia de Deus por nós, pecadores. O auxílio da Santíssima Mãe de Deus tem sido claramente manifesto várias vezes, tanto para indivíduos como para nações, na paz e na guerra, nos desertos monásticos e nas cidades densamente povoadas. O evento que a Igreja comemora e celebra hoje confirma a proteção contínua do povo cristão. No dia 1º. de outubro de 911, no reinado do Imperador Leão, o Sábio, houve uma vigília noturna na Igreja da Mãe de Deus de Blaquerné, em Constantinopla. A igreja estava lotada de gente. Santo André, o Louco por Cristo, estava de pé, no fundo da igreja, com seu discípulo Epifânio. Às quatro da manhã, a Santíssima Mãe de Deus apareceu acima das pessoas, segurando e estendendo-o como um manto protetor sobre os fiéis. Estava vestida em púrpura cravejada de ouro e irradiava-se com um inefável fulgor, rodeada pelos apóstolos, santos, mártires e virgens. Santo André disse ao Bem-aventurado Epifânio: "Vês, irmão, a Rainha e Senhora de tudo rogando por todo o mundo?" Epifânio respondeu: Sim, pai, e estou boquiaberto de espanto!" A Festa da Proteção da Mãe de Deus foi instituída para comemorar esse evento e para nos lembrar que podemos receber em oração a incessante proteção da Santíssima Mãe de Deus em quaisquer momentos de dificuldade.
A festa do Santo Manto Protetor da Theotokos foi instituída para recordar a visão que Santo André teve, da Mãe de Deus que, durante o cerco dos inimigos de Constantinopla, no século X, cobria com seu homoforion (longo manto ou véu) os cristãos na igreja de Vlaherna. Por volta das quatro horas da manhã, o beato vislumbrou uma majestosa mulher que vinha das portas reais da Igreja apoiada por São João Batista e São João, o Teólogo, precedida e seguida por uma multidão de santos que entoavam hinos e cânticos religiosos. Santo André aproximou-se de seu discípulo Epifânio e perguntou-lhe se ele podia reconhecer a rainha do mundo. Este lhe respondeu: “Sim, eu a vejo”. E enquanto a contemplavam, ela de joelhos rezava diante do ambão, permanecendo assim durante muito tempo. Depois, aproximando-se do altar, ela rezou pelo povo cristão. No final das orações, ela descobriu sua cabeça, e retirando o seu manto o estendeu sobre todo o povo presente. A cidade foi salva. Santo André era de origem eslava, cujo povo devota um profundo respeito à Festa do Santo Manto Protetor da Virgem, e são muitas as igrejas eslavas que a honram com o seu nome.
Hoje é uma data propicia para se consagrar a Virgem Maria, para que hoje e por todos os dias da nossa vida para podermos ficar em baixo do manto da Mãe de Deus.
Oração pedindo a Proteção da Virgem Maria
Oh! Preferida Generalíssima, Oh! Senhora nossa Mãe de Deus, nós teus servos, ofertamos a Ti cânticos de louvor, já que com o advento de Tua venerável imagem ganhamos escudo forte, muralha inconquistável e Guardiã vigilante, Tu, que possuís poder invencível, cubra e nos proteja, Oh! Senhora, de todos os inimigos visíveis e invisíveis e livrainos de todos os males espirituais e corporais para que a Ti invoquemos. Alegra-te! Bondosa Guardiã que abre as portas do paraíso aos fiéis.
Quando foste escolhida para o serviço apostólico na terra, um anjo predecessor foi enviado a Mãe de Deus dizendo: Não deixe Jerusalém, a escolha que Te coube será iluminada em outros dias, Tu deves empenhar-te na terra que Deus Te indicar, assim Te clamamos:
Alegra-te! pois por Ti anunciou-se o Evangelho, alegra-te! pois por Ti foi suprimida a sedução da idolatria. Alegra-te! pois por Ti o poder do príncipe das trevas foi destruído alegra-te! pois por Ti o reino de Cristo foi fundamentado. Alegra-te! pois por Ti foram invocados para a luz do evangelho aqueles que caíram nas trevas da idolatria, alegra-te! pois por Ti os servidores do demônio foram levados à liberdade da Glória dos filhos de Deus. Alegra-te! Serva constante de Teu Filho e Deus, alegra-te! Pois por tua obediência exímio a desobediência de Eva.
Alegra-te!Incomparável virtude, alegra-te! Incomparável humildade e sabedoria. Alegra-te! pois por Ti os infiéis reconheceram o Criador, alegra-te! pois por Ti os fiéis foram adotados pelo Pai. Alegra-te! Bondosa Guardiã que abre as portas do paraíso aos fiéis.
Fazendo de Gabriel um instrumento de Tua vontade disse-lhe Soberana: não vim para ser protegida por vos, mas para ser a vossa protetora não só agora como também no futuro, e eis aqui o sinal : enquanto contemplais no mosteiro Minha imagem, não faltará a graça e misericórdia do Meu Filho para que todos Lhe exclamem : Aleluia.
Resplandece grande alegria dos que ouviram Tua promessa, Oh! Mãe de Deus e a Ti Guardiã celeste, os monges com alegria ergueram a igreja ás portas do mosteiro e exclamaram assim:
Alegra-te! Nossa Protetora no presente, alegra-te! Nossa Intercessora no futuro. Alegra-te! Tu, que ensina só temor a Deus, alegra-te! que nos indicas o caminho da virtude. Alegra-te! Nossa audácia e esperança, alegra-te! Nossa confiança e proteção. Alegra-te! pois inclinou a benevolência do Teu Filho sobre nós, alegra-te! Pois anuncias que a graça Dele permanecerá sempre conosco. Alegra-te! Pois deu Tua Santa Imagem como garantia de Tua graça alegra-te! Pois outorgou a ela o dom miraculoso. Alegra-te! Pois afastas do mosteiro todo o mal, alegra-te! Pois abres para nós a entrada de todo o bem Alegra-te! Bondosa Guardiã que abre as portas do paraíso aos fiéis.
Oh, Mãe cantada por todos nós, Senhora Santíssima Virgem, Mãe de Deus! Proteja-nos pois oferecemos, humildemente, com lágrimas, essas pequenas orações diante de Tua Puríssima imagem e depositamos toda a nossa esperança e toda a nossa confiança em Ti, e livrai-nos de todos os males e dificuldades desta vida, e de sofrimentos futuros, para que salvos por Ti exclamemos: Aleluia, Aleluia, Aleluia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...