terça-feira, 2 de agosto de 2011

A VIDA DOS SANTOS - LITURGIA DIÁRIA , 02 DE AGOSTO DE 2011

A VIDA DOS SANTOS
"Deu aos santos o galardão de seus trabalhos, conduziu-os por um caminho miraculoso; durante o dia serviu-lhes de proteção, e deu-lhes a luz dos astros, durante a noite" (Sb 10,17). Por isso dizia Santo Afonso Maria de Ligório: "A verdadeira Sabedoria é a Sabedoria dos santos, saber amar a Jesus Cristo!"



Sobre a Leitura da Vida dos santos, digo as mesmas palavras de Santo Afonso Maria de Ligório, que diz: "Não vos glorieis de coisa alguma que houverdes feito, muito mais do que vos fizeram os santos.Por isso eu aconselho a todos que façam a Leitura Espiritual sobre as vidas dos santos, porque, por ela, ao menos se abaterá a nossa soberba, vendo as grandes coisas que fizeram por Deus; e nos envergonharemos do muito pouco que temos trabalhado e trabalhamos por Nosso Senhor Jesus Cristo". (Santo Afonso Maria de Ligório - A Verdadeira Esposa de Jesus Cristo). Sobre o estudo dos escritos dos santos, digo o mesmo que São João Bosco: "Além do tempo destinado às orações da manhã e da noite, eu vos aconselho que dediqueis algum tempo à leitura de livros que tratem de coisas espirituais como, A Imitação de Cristo; A Filotéia, de São Francisco de Sales; a Preparação para a morte, de Santo Afonso Maria de Ligório; Jesus ao coração do jovem; vidas de santos e outros livros semelhantes. Grandes vantagens vossa alma obterá com a leitura desses livros; e maior será o vosso merecimento os olhos de Deus se contais a outros o que ledes, ou se fizerdes a leitura em sua presença, sobretudo se for para pessoas que não sabem ler. Se vos recomendo a leitura dos bons livros, devo também vos recomendar encarecidamente que fujais, como da peste, dos maus livros e das más publicações. Os livros, jornais ou impressos em que a religião e a moral são menosprezados, lançai-os ao fogo como faríeis com o veneno.Imitai os cristãos de Éfeso, que logo que ouviram de são Paulo o mal que produziam tais livros, apressaram-se a levá-los à praça pública, e fizeram com eles uma fogueira, preferindo que antes caíssem os livros no fogo do que suas almas no inferno".(São João Bosco - O Jovem Instruído). Santo é aquele que faz a Vontade de Deus, que procura cumprir o desígnio que Deus tem sobre ele. E a vontade de Deus para todos é o amor ao próximo e o amor recíproco. Assim, alcançamos uma santidade coletiva, de povo, na simplicidade do dia a dia. Os milagres acontecerão não pelos poderes ou méritos de uma pessoa, mas pela força da unidade entre todos e pela fé de cada um. O maior milagre é conseguir mudar a nós mesmos, é construir um mundo melhor à nossa volta. O mundo hoje não precisa de provas sobrenaturais, fenômenos extraordinários, mas sim de uma prova de amor concreto. O Amor opera milagres, cura feridas, cura a pior doença que corrói os corações, o ódio. Uma lâmpada acesa pode representar muitas coisas: clareza nas idéias, uma iluminação particular sobre alguma coisa, significa prudência, vigilância, indicação precisa de um caminho, uma companhia que ajuda nas decisões, uma amizade, transparência. Quando estamos no amor estamos na luz, somos prudentes, vigilantes, generosos. O amor está na base de todas as virtudes, de todas as realizações. O amor é a lâmpada acesa em tudo o que fazemos, é um farol que serve de guia na estrada da vida. Os santos são lampadas a nos guiar...."Os santos fizeram loucuras, fizeram grandes coisas, porque eles eram àguias". ( Stª Teresinha do Menino Jesus) – [SITE VOLTA PARA CASA]


LITURGIA DO DIA 02 DE AGOSTO DE 2011



PRIMEIRA LEITURA : Números 12, 1-13


XVIII SEMANA COMUM - (verde - ofício do dia da II semana) - Leitura do livro dos Números - Naqueles dias, 1Maria e Aarão criticara Moisés por causa da mulher etíope que ele desposara. (Moisés tinha, com efeito, tomado uma mulher etíope.) 2"Porventura é só por Moisés, diziam eles, que o Senhor fala? Não fala ele também por nós?" E o Senhor ouviu isso. 3Ora, Moisés era um homem muito paciente, o mais paciente da terra. 4Logo falou o Senhor a Moisés, a Aarão e a Maria: "Ide todos os três à tenda de reunião." E eles foram. 5O Senhor desceu na coluna de nuvem e parou à entrada da tenda. Chamou Aarão e Maria, e eles aproximaram-se. 6"Ouvi bem, disse ele, o que vou dizer: Se há entre vós um profeta, eu lhe aparecerei em visão; eu, o Senhor, é em sonho que lhe falarei. 7Mas não é assim a respeito de meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa. 8A ele eu lhe falo face a face, manifesto-me a ele sem enigmas, e ele contempla o rosto do Senhor. Por que vos atrevestes, pois, a falar contra o meu servo Moisés?" 9A cólera do Senhor se acendeu contra eles. 10O Senhor partiu, e a nuvem retirou-se de sobre a tenda. No mesmo instante, Maria foi ferida por uma lepra branca como a neve. Aarão, olhando para ela, viu-a coberta de lepra. 11Aarão disse então a Moisés: "Rogo-te, meu senhor, não nos faças levar o peso desse pecado que cometemos num momento de loucura, e do qual somos culpados. 12Que ela não fique como um aborto que sai do ventre de sua mãe, com a carne já meio consumida!" 13Moisés orou ao Senhor: "Ó Deus, disse ele, rogo-vos que a cureis." - Palavra do Senhor

SALMO RESPONSORIAL (SALMO 50)


REFRÃO: Misericórdia, ó Senhor, porque pecamos!
1. Tende piedade de mim, Senhor, segundo a vossa bondade. E conforme a imensidão de vossa misericórdia, apagai a minha iniqüidade. Lavai-me totalmente de minha falta, e purificai-me de meu pecado. - R.
2. Eu reconheço a minha iniqüidade, diante de mim está sempre o meu pecado. Só contra vós pequei, o que é mau fiz diante de vós. Vossa sentença assim se manifesta justa, e reto o vosso julgamento. - R.
3. Só contra vós pequei, o que é mau fiz diante de vós. Vossa sentença assim se manifesta justa, e reto o vosso julgamento. Eis que nasci na culpa, minha mãe concebeu-me no pecado. - R.
4. Ó meu Deus, criai em mim um coração puro, e renovai-me o espírito de firmeza. De vossa face não me rejeiteis, e nem me priveis de vosso santo Espírito. - R.

EVANGELHO : Mateus 15, 1-2.10-14


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus - Naquele tempo, 1Alguns fariseus e escribas de Jerusalém vieram um dia ter com Jesus e lhe disseram: 2Por que transgridem teus discípulos a tradição dos antigos? Nem mesmo lavam as mãos antes de comer. 10Depois, reuniu os assistentes e disse-lhes: 11Ouvi e compreendei. Não é aquilo que entra pela boca que mancha o homem, mas aquilo que sai dele. Eis o que mancha o homem. 12Então se aproximaram dele seus discípulos e disseram-lhe: Sabes que os fariseus se escandalizaram com as palavras que ouviram? 13Jesus respondeu: Toda planta que meu Pai celeste não plantou será arrancada pela raiz. 14Deixai-os. São cegos e guias de cegos. Ora, se um cego conduz a outro, tombarão ambos na mesma vala. - Palavra da salvação

MENSAGEM DO DIA 25/10/1989 - Também hoje, convido vocês à oração. Eu os venho convidando repetidamente, mas vocês ainda estão longe. Por isso, decidam-se seriamente, de hoje em diante, a consagrar seu tempo a Deus. Eu estou com vocês e desejo ensiná-los a rezarem com o coração. Na oração feita com o coração, vocês encontrarão a Deus. Portanto, filhinhos, rezem, rezem, rezem! - MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE



Jesus Cristo, andamos à procura do teu olhar. Um olhar que nos dissipa inquietude e aflições. E eis que, pelo teu Espírito Santo, nos comunicas certas intuições, por vezes muito tênues. Andamos por fé e não por vista. Eu aprendo que quando andamos com os passos de Jesus nos andamos muito mais do que quando andamos olhando para as coisas, a Bíblia ao declarar sobre, diz que o justo vive pela fé, a nossa vida é fé só estamos aqui hoje porque temos fé seja uma pequena fé mais temos.Andamos à procura do coração puro e das mãos inocentes, andamos à procura da verdade, procuramos o rosto de Deus.Vamos a caminho das alturas da cruz, para o momento do amor que se doa. Amar de verdade, é ter Cristo na vida é viver em bondade como Ele viveu. Quando a luz celestial for por nós refletida amaremos a todos, por quem Cristo morreu. Acolher o Espírito é sair do egoísmo, do orgulho, da auto-suficiência e procurar descobrir, com humildade e simplicidade, os caminhos de Deus, os desafios de Deus. O Deus de Jesus Cristo é um Deus paciente e misericordioso, lento para a ira e rico de misericórdia, que dá sempre ao homem todas as oportunidades para refazer a existência e para integrar plenamente a comunidade do “Reino. Tudo o que formos chamados a viver, deve ser vivido intensamente, no amor, fazendo de todas as circunstâncias da vida, um meio para amar e viver a caridade para com o próximo. Só saboreia Deus quem é inteiro em tudo na vida; quem é inteiro, saberá que o Senhor não está fragmentado, ou seja, aquele que virá, já veio e encontra-se vivo no mais íntimo dos nossos corações



A IGREJA CELEBRA HOJE , SANTO EUSÉBIO DE VERCELLI - Hoje nós lembramos o testemunho de santidade de Eusébio, que nasceu no começo do século IV, na Sardenha e não tinha este nome, até ir para Roma em procura de lucro com a Política e o Direito. Encontrado por Jesus, converteu-se e recebeu as águas do Batismo e o novo nome de Eusébio, pois foi batizado pelo Papa Eusébio.De simples leitor da Igreja de Roma, Eusébio foi ordenado sacerdote e depois em 345, Bispo em Vercelli, onde exerceu seu ministério com zelo, muito amor às almas e à Verdade. Dentre tantas inspirações para a Diocese, Eusébio vivia comunitariamente com seus sacerdotes, e desta comunhão conseguiu forças para vencer os bons combates do dia-a-dia.Santo Eusébio de Vercelli por opor-se ao Arianismo que buscava erroneamente negar a divindade de Cristo, foi exilado com outros santos Bispos pelo imperador Constâncio. Despachado com algemas para a Palestina, Eusébio sofreu torturas e sobreviveu por seis anos fechado numa prisão. Quando liberto aproveitou para visitar as Igrejas do Oriente. Ao voltar foi acolhido como vencedor pelos irmãos no Episcopado, Clero e todo o povo, e até entrar no Céu em 370, venceu o Arianismo com Santo Hilário e unificou as Igrejas. Santo Eusébio de Vercelli, rogai por nós!!




































































































































































































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...