sábado, 20 de agosto de 2011

Bento XVI aos seminaristas: Aprender a conformar-se com Cristo Bom Pastor




Bento XVI presidiu hoje a uma missa para cerca de cinco mil seminaristas de vários países, na catedral de El Almudena, pedindo que não se deixem “amedrontar por um ambiente onde se pretende excluir Deus”.
Numa missa inserida no programa da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2011, que decorre em Madrid até domingo, o Papa disse que os seminaristas devem estar preparados para enfrentar uma sociedade na qual “os principais critérios por que se rege a existência são, frequentemente, o poder, o ter ou o prazer”.
No início da celebração, Bento XVI foi saudado pelo arcebispo local, cardeal Rouco Varela.

Na homilia o Papa começou por comentar brevemente as leituras proclamadas, nomeadamente a Carta aos Hebreus, o Salmo de meditação (“Aqui estou para fazer a vossa vontade”) e o Evangelho da instituição da Eucaristia , sublinhando que o padre está chamado, como Jesus e com Ele, a oferecer a sua vida, firmes na fé e na esperança da redenção.

Dirigindo-se aos tantos seminaristas presentes no interior e no exterior da Catedral de Madrid, que se preparam (disse) “para serem apóstolos com Cristo e como Cristo, companheiros de viagem e servidores dos homens, o Papa deixou algumas indicações concretas para estes anos de preparação:

“Como haveis de viver estes anos de preparação? Em primeiro lugar, devem ser anos de silêncio interior, de oração permanente, de estudo constante e de progressiva inserção nas actividades e estruturas pastorais da Igreja. Igreja, que é comunidade e instituição, família e missão, criação de Cristo pelo seu Espírito Santo e simultaneamente resultado de quanto a configuramos com a nossa santidade e com os nossos pecados.”

“Deus não desdenhou em fazer de pobres e pecadores amigos seus e instrumentos para a redenção do género humano. A santidade da Igreja é acima de tudo a santidade objetiva da própria pessoa de Cristo, so seu evangelho, dos seus sacramentos, a santidade daquela força do alto que a anima e impulsiona”. E é por isso mesmo que os ministros de Cristo estão chamados à santidade.

“Nós devemos ser santos para não gerar uma contradição entre o sinal que somos e a realidade que queremos significar.
Meditai bem este mistério da Igreja, vivendo os anos da vossa formação com profunda alegria, em atitude de docilidade, de lucidez e de radical fidelidade evangélica, bem como numa amorosa relação com o tempo e as pessoas no meio de quem viveis. É que ninguém escolhe o contexto nem os destinatários da sua missão. Cada época tem os seus problemas, mas Deus dá em cada tempo a graça oportuna para os assumir e superar com amor e realismo.”

Mas configurar-se com Cristo – sublinhou Bento XVI – significa imitar o Bom Pastor, conformando a Ele o próprio coração…

“Pedi-Lhe, pois, que vos conceda imitá-Lo na sua caridade até ao fim para com todos, sem excluir os afastados e pecadores, de tal forma que, com a vossa ajuda, se convertam e voltem ao bom caminho. Pedi-Lhe que vos ensine a aproximar-vos dos enfermos e dos pobres, com simplicidade e generosidade. Afrontai este desafio sem complexos nem mediocridade, mas antes como uma forma estupenda de realizar a vida humana na gratuidade e no serviço, sendo testemunhas de Deus feito homem, mensageiros da dignidade altíssima da pessoa humana e, consequentemente, seus defensores incondicionais.”

“Apoiados no seu amor, não vos deixeis amedrontar por um ambiente onde se pretende excluir Deus e no qual os principais critérios por que se rege a existência são, frequentemente, o poder, o ter ou o prazer. Pode acontecer que vos desprezem, como se costuma fazer com quem aponta metas mais altas ou desmascara os ídolos diante dos quais muito se prostram hoje. Será então que uma vida profundamente radicada em Cristo se revele realmente como uma novidade, atraindo com vigor a quantos verdadeiramente procuram Deus, a verdade e a justiça.”

O Santo padre, antes da bênção final, anunciou a próxima declaração de São João de Ávila, presbítero, Padroeiro do Clero secular espanhol, como Doutor da Igreja Universal

Queridos amigos:

Com grande alegria, no marco da santa igreja Catedral de Santa Maria a Real da Almudena, quero anunciar agora ao povo de Deus que, acolhendo os pedidos do Senhor Presidente da Conferência Episcopal Espanhola, o Eminentíssimo Cardeal António Maria Rouco Varela, Arcebispo de Madrid, dos outros Irmãos no Episcopado da Espanha, bem como de um grande número de Arcebispos e Bispos de outras partes do mundo, e de muitos fiéis, declararei, proximamente, São João de Ávila, presbítero, Doutor da Igreja Universal.

Ao fazer pública aqui esta notícia, desejo que a palavra e o exemplo deste exímio pastor possa iluminar os sacerdotes e aqueles que se preparam, com alegria e esperança, para receber um dia a Sagrada Ordenação.
(Homilia integral em Viagens Apostolicas)


Radio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...