quarta-feira, 15 de junho de 2011

MEDJUGORJE , A ESCOLA DO EVANGELHO




CATEQUESE DO PADRE MARINKO SAKOTA COLHIDA EM MEDJUGORJE NO PAVILHÃO JOÃO PAULO II ( EX PAVILHÃO AMARELO) , QUINTA FEIRA 12/05/2011.

Eu sou padre Marinko e sou capelão aqui em Medjugorje desde setembro do ano passado.
Estou ligado a Medjugorje, desde o inicio.
Nasci numa cidade vizinha a Medjugorje, a 5 km daqui.
Quando Nossa Senhora apareceu, eu tinha 13 anos. Nós escutamos rapidamente a noticia, já no segundo dia. No terceiro dia estava sobre a colina das aparições com os outros e com os videntes. Deste modo, tenho seguido Medjugorje do inicio até hoje. Por causa de Medjugorje eu escolhi esta vocação. Graças a Medjugorje procuro seguir o Evangelho. Medjugorje para mim é a escola do Evangelho. Como se vive o Evangelho. Medjugorje , não nos traz nada de novo; não traz um ensinamento novo. Nos ajuda a vivermos agora, aquilo que já nos foi dado. Assim Medjugorje é um renascimento, uma renovação. Nós conhecemos o Evangelho também sem Medjugorje; conhecemos bem o convite à oração, conhecemos o convite a viver a Santa Missa; a Confissão; a conversão; a paz..., mas nós não vivemos isto. E este é o nosso problema. Nós sabemos isto: é preciso rezar, jejuar, confessar-se. Nós conhecemos bem os mandamentos de Jesus: ama o teu Deus, ama o teu próximo, ama o teu inimigo, perdoa... Tudo isto nós já sabemos.. Mas nós vivemos tudo isto? Vivemos estas palavras? Nós esquecemos. Porque o sabemos apenas e tudo isto que sabemos não penetrou na profundidade de nosso ser; ficou na superfície. Como aquela semente de que fala Jesus. Se a palavra de Jesus se perde, não penetra em profundidade no meu ser, devo dizer que eu não vivo desta palavra.


Eu amo Deus? Eu conheço esta palavra mas perguntemo-nos: eu amo Deus ou não?
Tenho tempo para Deus ou não? Quando nos encontramos na situação de ir `Missa ou poder fazer outra coisa, perguntemo-nos: por qual coisa nos decidimos? Perguntemo-nos se verdadeiramente amamos a Deus. Sejamos capazes de dizer: agora desligo a TV e dedico um tempo à oração? Amo Deus ou não? O que significa Deus para mim?
Amo o meu próximo ou não? Eu conheço esta palavra, este mandamento... Mas amo o meu próximo ou não? Tenho tempo para o meu próximo, ou para mim todo o resto é mais importante? Vejo aquilo que é positivo no meu próximo? Amo o próximo?

De tudo podemos compreender que nós sabemos bem todas estas coisas, porém não as vivemos.
Nós homens chegamos à perfeição, á técnica, ao progresso, mas nos descuidamos do espiritual. Eis porque Maria nos acorda. Nos acorda do sono. Como Jesus fez com os seus discípulos no Horto das Oliveiras. Eles estavam ali perto Dele, mas estavam dormindo. E Jesus os acorda. Bem, nós estamos precisando disto. Um continuo acordar. E isto é Medjugorje. E nós estamos precisando disto. Compreender que eu não sou somente um ser material; sou também um ser espiritual. Não devo somente limpar o meu quarto e o meu corpo, mas também o meu interior. E não somente alimentar o meu corpo, mas também a minha alma. Não somente trabalhar e progredir nas coisas exteriores, mas crescer também interiormente, espiritualmente. Eis: isto é Medjugorje.

Agora desejo dividir um pouco a minha experiência sobre Medjugorje. As mensagens de Nossa Senhora para mim são um auxílio para viver aquilo que eu já sabia.. Portanto eu sabia que devia perdoar, mas como fazê-lo? Eu sabia já que devia jejuar... Nossa Senhora nos convida a jejuarmos com o coração. Mas como fazê-lo? E porque fazê-lo? Eu conhecia as palavras de Jesus quando disse: pega a tua cruz. Mas porque pega-la? E como? Qual é o sentido da cruz? Nossa Senhora disse: que a cruz se transforme em alegria para vocês. A cruz é alegria. Não são por acaso contradições?. Certa ocasião, quando tive um conflito com uma pessoa, um meu amigo com o qual eu não falava há vários dias; li um livro escrito pelo Padre Slavko Barbaric, onde estavam escritas as palavras que Nossa Senhora dirigiu ao grupo de oração do vidente Ivan: "Rezai pelo amor à pessoa que vos tem ofendido. Rezai a fim de que vejam tudo aquilo que é positivo naquela pessoa".

Isto ajudou-me a compreender como perdoar. E eu assim o fiz. Rezei assim: Senhor, doa-me o amor para com esta pessoa. Assim rezei durante três dias. Depois de três dias experimentei a libertação. Depois de três dias pude aproximar-me daquele amigo e segurar-lhe as mãos. Nesta experiência pude compreender tantas coisas e agora sempre rezo assim. Com as pessoas que me ofendem, que me ferem, que são pesadas pra mim, das quais eu não gosto, rezo sempre assim: Senhor, dá-me o amor para com esta pessoa. Com esta experiência compreendi porque Jesus disse: Amai os vossos inimigos. Compreendi porque Jesus disse: Pedro, perdoai deves perdoar 70 vezes sete. Através disto, compreendi tudo: o sentido do perdão. Compreendi que perdoar é a cura da alma, a libertação. Não devemos portanto usar a palavra “perdão”, mas “cura”, “libertação da alma”. Compreendi também que não somos justos nos nossos confrontos. Somos justos no confronto do corpo mas não somos justos no confronto da nossa alma.Se refletirmos muito, andamos rapidamente a curarmos qualquer ferida do corpo e esquecemos as feridas da alma. As esquecemos por muitos dias, meses e anos. Levamos as feridas dentro de nós e não somos felizes... E não há paz. Não conseguimos dialogar uns com os outros... E somos infelizes.


Perdoar significa : curar o interior. Quando alguém me ofende, me fere, no meu interior começa a crescer o inverno: tudo é gelo. Portanto o gelo está em mim. Usamos sempre esta expressão: os nossos relacionamentos são gelados. Tornaram-se frios, indiferentes. Sabemos que durante o inverno, na natureza não cresce nada. Tudo é tranqüilo, tudo está presente sobre terra, nas árvores, mas não existem condições para o crescimento: não há calor. Ao contrário, durante a primavera começa a chegar o calor, o sol e tudo começa a crescer e a germinar.Quando rezo pelo amor, “ dá-me Senhor o amor pela pessoa que me tem ofendido”, eu rezo pelo sol, pelo calor. E agora o gelo que está dentro de mim começa a derreter-se e dentro de mim começa a acordar o amor.
Quando alguém me fere, esta ferida fecha os meus olhos para ver o bem que existe no outro. Eu não vejo nada de positivo no outro; vejo somente a sua negatividade. Porque a ferida abre os olhos para negatividade e o meu coração se torna fechado: coração de pedra. Ao contrário, quando rezo pelo amor, os meus olhos se abrem. Nossa Senhora disse: "Rezem pelo amor afim de que vejam o positivo na outra pessoa".

Rezo pelo amor e os meus olhos começam a abrir-se e vejo o positivo na outra pessoa e eu começo a libertar-me. Saio da minha prisão. Torno-me livre. Saro. Torno-me capaz de viver em paz. Certo que sobre este argumento existem tantas perguntas.
Todos dizem: mas como faço para perdoar alguém que cometeu grave injustiça nos meus relacionamentos? Ou então: eu perdôo aquela pessoa, mas ela não deseja falar mais comigo. Ou : posso perdoar, mas não posso esquecer. Ou então : como faço para perdoar o mal ? Todas estas perguntas nos levam na direção errada. Porque nós nos esquecemos de que perdoar significa a cura do meu interior. E não há nada que se possa fazer com a injustiça. A injustiça gera injustiça e é necessário lutar contra isto. Mas eu devo curar o meu interior; não levar isto dentro de mim. Porque isto me pesa. Não se é mais capaz de encontrar os outros. Não há mais paz interior.
Ou então quando dizemos: posso perdoar mas não posso esquecer.. Porque esquecer? É contra a razão. Não devemos falar de “ esquecer”, mas devemos usar palavras diferentes: “ curar as recordações”. Como uma ferida do corpo: quando saramos, fica uma cicatriz, mas não nos faz mais mal. Quando vejo a cicatriz me recordo: aqui estava uma ferida, mas não me faz mais mal.
Tudo isto nos ensina a Bíblia. Na Bíblia está escrito tudo. Nada é pulado. São tantas coisas importantes. As coisas terríveis, mas também isto é ótimo. Nada é pulado na Bíblia. Pedro negou Jesus. Tinha uma imagem errada de Jesus. Mas ele foi curado.. São Paulo também disse: eu fui perseguidor dos cristãos. Ele não escondeu este fato. Ele colocava os cristãos nas prisões e os matava. Estava presente na morte de Estevão. Mas São Paulo foi curado. E suas recordações foram curdas. Ele compreendeu: Jesus me ama.

Eis queridos amigos. Este é o sentido do perdão. Curar dentro.
Agora desejo enfocar dois outros argumentos: cruz e jejum.
Tudo está relacionado. Nossa Senhora disse: jejuem com o coração.

Eu experimentei o jejum durante um retiro com o Padre Slavko. Retiro de jejum a pão e água durante sete dias. E depoi disto eu consegui jejuar algumas vezes `s quartas e sextas feiras, a pão e água, como nos convida Nossa Senhora. Mas digo-vos sinceramente, que não fiz o jejum a pão e água com alegria. Era difícil para mim. Cansava. Mas em qualquer mês, quando retornei aqui, disse para mim mesmo:Começa a crer nas palavras de Nossa Senhora como acreditaste nas palavras “ ama teu inimigo”. Porque as palavras de Nossa Senhora são verdadeiras. Eu estou convencido disto. E comecei a rezar por esta intenção: Senhor, doa-me o amor para que eu me enamore do jejum e pra que o jejum se transforme para mim em alegria.. e isto aconteceu verdadeiramente. Agora, o jejum a pão e água é para mim alegria. Vejo e sinto tantos frutos que provêm deste jejum.

Devo agora abordar outro argumento que desejo dividir com vocês: a cruz. Nossa Senhora disse: a cruz para vocês se transforme em alegria. A cruz é a alegria. Também sobre isto eu disse a mim mesmo: acredites nas palavras de Nossa Senhora. São verdadeiras porque Jesus disse: aceita tua cruz. São Paulo disse: A cruz para nós cristãos é a sabedoria. Eu não compreendia. Compreendia que também as pessoas poderiam ser cruz para mim: uma cruz pesada. As palavras de Nossa Senhora, “ ama aqueles que vos ofendeu”, e apliquei nelas o conceito da cruz. Comecei a rezar pelas pessoas que são pesadas para mim. Também os irmãos com os quais eu convivo. Se um irmão é pesado para mim rezo assim: Senhor, doa-me o amor para com esta pessoa. Depois de um breve período de exercício intenso, esta pessoa não é mais cruz para mim. Mas se torna simpática, porque começo a descobrir as características positivas nesta pessoa.
De maneira geral temos um dificuldade quando olhamos a cruz: nós vemos somente o lado interior da cruz. E Paulo disse: a cruz é sabedoria. Onde nasce esta sabedoria? Nisto ajudou-me as palavras de Nossa Senhora. Ao grupo de oração de Ivan, Nossa Senhora disse: rezem diante da cruz os mistérios Gloriosos do Rosário. Rezem os mistérios Gloriosos diante da cruz. Isto significa: olhem o ldo posterior da cruz. Isto é importante. Eis porque Jesus disse: aceita a tua cruz. Depois será mais fácil para você. Se não aceito a cruz tudo se torna mais difícil. Não vejo mais a luz. Por exemplo, um jovem que tem as dificuldades próprias da juventude e não aceita estas dificuldades ( a sua cruz), encontra um outro jovem lhe diz: aceita um pouco de droga. A cruz naquele momento desaparece. Mas e depois? E amanhã? Amanhã chega a cruz. A escravidão e uma porção de outras coisas.
Eis porque Jesus disse: bem aventurados aqueles que sofrem agora qualquer coisa, porque depois será diferente.

Então queridos amigos, esta foi uma pequena introdução do espírito de Medjugorje, segundo a minha experiência. Nossa Senhora nos educa e nos guia pouco a pouco. Nos ensina como alcançar a paz. Mas a Paz profunda.

Tradução do croato de Marija Dugandzic.



Transcrição de Andrea.




( Texto traduzido do italiano por Maria Virginia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...