terça-feira, 10 de maio de 2011

Pe. FAbio de Melo e a Eucaristia - Um grande HEREGE


Pe. Fábio de Melo contra a presença real de Jesus Cristo na Eucaristia.

O que nos ensina Pe. Fábio de Melo sobre a presença real de Nosso Senhor na Eucaristia?

Segundo ele:
O que é a presença real? A matéria consagrada? O pão e o vinho somente? Não. Juntamente com as duas substâncias está o bonito e sugestivo significado da ausência.”. (do seu livro - MELO, Fábio de, CHALITA, Gabriel. Cartas entre amigos. São Paulo: Ediouro, 2009. p. 31 (o negrito é nosso).

Ora, no Sacramento da Eucaristia a matéria consagrada é o Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo! Isso é o que nos ensina o catecismo:

“Qual é a matéria do Sacramento da Eucaristia? A matéria do Sacramento da Eucaristia é a que foi empregada por Jesus Cristo, a saber: o pão de trigo e o vinho de uva.Que é consagração? A consagração é a renovação, por meio do sacerdote, do milagre operado por Jesus Cristo na última Ceia, quando mudou o pão e o vinho no seu Corpo e no seu Sangue adorável, por estas palavras: Isto é o meu Corpo; este é o meu Sangue.”. ( Terceiro Catecismo da Doutrina Cristã (Catecismo Maior de São Pio X). Parte IV. Cap. IV. § 1)

Portanto: “na Eucaristia, o que antes da Consagração era simples pão e vinho, é verdadeira substância do Corpo e Sangue de Nosso Senhor, desde que se efetuou a Consagração.”. (Catecismo Romano. Parte II. Cap. IV, 9)

Logo, é na matéria consagrada que se dá, de fato, a presença real de Nosso Senhor Jesus Cristo. E negar essa verdade é defender a mentira. É ensinar heresia.
Vejamos. O que é a Eucaristia para o Pe. Fábio de Melo?

“eucaristia, acontecimento ritual que nós, católicos, chamamos de ‘presença real de Cristo’. O que é a presença real? A matéria consagrada? O pão e o vinho somente? Não. Juntamente com as duas substâncias está o bonito e sugestivo significado da ausência.”. (Fábio de Melo e Gabriel Chalita. op. cit. p. 31.)

Desse modo, para Pe. Fábio de Melo, a Eucaristia seria: um acontecimento ritual, que nós católicos chamamos de presença real de Cristo, onde juntamente com as duas substâncias está o bonito e sugestivo significado da ausência.

Portanto, podemos concluir que para o Pe. Fábio de Melo:

1. Na Eucaristia há duas substâncias: a do pão e a do vinho.
2. Ou, forçando o sentido para ser mais benévolo, na Eucaristia haveria duas substâncias: a da matéria necessária para o Sacramento (pão e vinho) e a substância de Cristo.
No primeiro caso ele seria condenado pelo Concílio de Trento (ses. XIII, c.I):
“Se alguém negar que o Santíssimo Sacramento da Eucaristia contém verdadeira, real e substancialmente o corpo e o sangue, juntamente com a alma e divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, e, portanto, Cristo inteiro; mas disser que somente está em sinal, figura ou virtude: Seja Anátema.”. (ALASTRUEY. Gregório. Tratado de la Santisima Eucaristia. Madrid: Biblioteca de Autores Cristianos. 1952, p. 69)

E no segundo caso?
Também não escaparia:

“Seja anátema quem disser que no sacrossanto Sacramento da Eucaristia remanesce a substância do pão e do vinho, juntamente com o Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo”.( Catecismo Romano. Parte II. Cap. IV, 36 )

Logo, Pe. Fábio de Melo nega a presença real e incorre em heresia não ensinando o que todo católico deveria saber, ou seja, que na Eucaristia há apenas uma substância: a de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Por fim, Pe. Fábio de Melo faz uma afirmação estranhíssima, que corrobora sua negação da presença real. Segundo ele, na Eucaristia há, também, um “bonito e sugestivo significado da ausência.”. Absurdo! Na Eucaristia não há significado de ausência coisa nenhuma, mas, pelo contrário, existe a presença real e – para que o Pe. Fábio de Melo não esqueça – substancial de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Tudo isso é triste, lastimável e condenável.

Nós sabemos que o Pe. Fábio de Melo defende a evolução dos dogmas.( Ficamos sabendo, pela internet, que o Pe. Fábio de Melo defendeu abertamente – num ambiente asqueroso – a evolução dos dogmas. Link:
http://www.youtube.com/results?feature=moby&search_query=pe.+F%C3%A1bio+de+Melo+no+J%C3%B4&search_type=&aq=f (30/07/09). ) Mas a santa doutrina é imutável como o Deus que ela nos revela. Tanto é assim que essa heresia ensinada pelo Pe. Fábio de Melo foi condenada, não só pelo Concílio de Trento (séc. XVI), mas por toda a santa e milenar Tradição da Igreja Católica.

Vejamos.

No II século, São Justino, descrevendo a Missa, afirmou: “Este alimento chama-se entre nós Eucaristia... E não tomamos este como pão comum, nem como bebida comum; mas assim como pelo Verbo de Deus feito carne, Jesus Cristo nosso Salvador teve carne e sangue por causa de nossa salvação, assim também se tem nos ensinado que naquele alimento no qual se deram graças pela súplica que contém as palavras Dele... é a carne e o sangue daquele Jesus encarnado.”.( Gregório Alastruey. op. cit. p. 84)

No século V, o Papa São Leão Magno afirmou: “Dizendo o Senhor: Se não comerdes a carne do Filho do homem e beberdes seu sangue, não tereis vida em vós (Io. VI, 53), deveis participar da sagrada mesa, de tal maneira que nada duvideis sobre a verdade do corpo e do sangue de Cristo.”.( Idem. p. 86 )

E no século IV nos fala São Cirilo de Jerusalém: “Havendo ele mesmo pronunciado e dito do pão: Isto é meu corpo. Quem se atreverá a duvidar? E havendo Ele mesmo assegurado e dito: Este é meu sangue. Quem o porá em dúvida, dizendo que não é seu sangue?”.(Idem. p. 85)
O Pe. Fábio de Melo negou. Pesam sobre ele as condenações da Igreja Católica.


fonte: http://www.montfort.org.br/old/index.php?secao=veritas&subsecao=igreja&artigo=fabio-de-melo&lang=bra

5 comentários:

  1. Nem estou a acreditar que ele disse isso. Mas uma Heresia...

    ResponderExcluir
  2. Pe. Fábio de Melo HEREGE?

    Lamentável ler Artigos assim... Tenho pelo Padre Fábio de Melo grande carinho e apreço! O programa Direção Espiritual é voltado pra a família, e pelo que li aqui foi constrangedor, mas não vou perder minha fé. Sei que o Padre Fábio é polêmico, mas herege? Ah, isso não! No meu ponto de vista cada Teólogo tem sua visão, e isso pode até mesmo fazer as diferenças, o que tenho percebido a pesar de leiga. O que mais importante para mim é saber que Deus nos ama o tempo todo, e quem julga não tem tempo para amar. NÃO QUERO PERDER MINHA FÉ!
    Não vou questionar nada do que acabei de ler, pois já disse: “não entendo de Teologia!” Tenho tia que é freira, e na minha família jamais era permitido falar mal de um padre, e assim cheguei a “melhor idade.”
    Minha pergunta: por que existem os irmãos separados? Estamos correndo o risco de ver ainda mais “evasão” na nossa Igreja, pois pelo que li é “um prato cheio” para os protestantes! Muito triste... Pela minha experiência de vida vejo que só são necessárias três coisas para ser um bom Padre, Governante, enfim todos nós: “Amor, Diálogo, e Fidelidade.”
    2012-07-22

    ResponderExcluir
  3. Paz e Bem!
    Gostaria que considerassem o 2º post,*"Pe. Fábio de Melo HEREGE?" pois o anterior tive que fazer algumas alterações.
    Atenciosamente,
    Jeveaux.
    *Do dia, 23 de julho de 2012 00:10.

    ResponderExcluir
  4. “... São os contrários da vida!”
    Fiquei triste ao retornar neste site, e ver esta matéria.
    Amanhã Dia dos Sacerdotes: homenagem ao clero!
    Parabéns aos sacerdotes
    pela data especial.
    MJeveaux

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...