domingo, 19 de dezembro de 2010

SUPORTE AS DEMORAS DE DEUS - LITURGIA DIÁRIA , 20 DE DEZEMBRO DE 2010

SUPORTE AS DEMORAS DE DEUS
Mantenha o coração firme e seja constante nas orações
O segredo dos fortes


Às vezes me pego pensando nos tempos conturbados que temos vivido. Quanta poluição espiritual, quantos ataques à fé, quantas pessoas, que eram firmes , de frente, se perdendo pelo caminho... E me pergunto: o que tem acontecido? Parece que as pessoas, a cada dia que passa, têm se enfraquecido mais e mais! Tenho chegado à conclusão de que muitos estão se perdendo porque perderam o sentido da vida cristã, porque deram brechas para o esfriamento, e principalmente, deixaram de orar. A oração é o segredo dos fortes! Se nós fizermos um passeio pela Sagrada Escritura, veremos que desde Abraão até os relatos dos cristãos primitivos, nos Atos dos Apóstolos, a oração foi o fio condutor para que esses homens e mulheres perseverassem até o fim. Vencessem nos momentos difíceis e de tribulação e nunca abandonassem a Deus. São homens e mulheres de uma fortaleza impressionante e edificante. Abraão, o nosso pai na fé, estava em oração quando ouviu o Senhor lhe dizer: "Sai da tua terra, do meio dos teus parentes, da casa de teu pai, e vai para a terra que Eu te vou mostrar. Farei de ti uma grande nação e te abençoarei" (Gn 12, 1-2). Ele obedeceu à voz de Deus e foi sem medo porque orava, e porque orava, acreditava. Ele já não era um menino quando Deus lhe deu essa ordem em oração; porém, a vida desse homem de Deus foi renovada pelo Altíssimo exatamente por ser um homem de oração, e a partir daí, experimentou o milagre e o cumprimento da promessa. Abraão experimentou uma renovação espetacular em sua vida, e nunca envelheceu, pois Deus o renovava pela oração. Será que o seu milagre e o cumprimento da promessa ainda não aconteceram na sua vida por que você ainda não está orando o suficiente? Talvez você ainda não tenha colocado Deus em primeiro lugar em sua vida, e está vivendo como um velho ou uma velha. Só por meio da oração o Senhor pode renová-lo e lhe dar a jovialidade espiritual! A oração é o grande sinal de que Deus está em primeiro lugar na vida dos cristãos. Se não oro e não organizo meu tempo para orar, é sinal de que Deus ainda não é o primeiro, mas sim, o trabalho, a família, o lazer, a TV, etc. Moisés stava sempre atento a Deus e em oração, ao pastorear suas ovelhas, o Senhor apareceu-lhe na "sarça ardente" (cf. Ex 3). Desse dia em diante, nunca mais a vida desse homem foi a mesma: ele falava com Deus face a face. Tudo isso por intermédio da oração. Veja como um homem de oração é instrumento de libertação para tantas pessoas!! Além de experimentar o frescor de Deus na sua vida, pela experiência de oração, Moisés foi canal de libertação para todo o povo de Deus que estava escravo no Egito. Eu preciso dizer a você, que agora está lendo essa palavra de poder: a libertação da sua casa, da sua família de toda escravidão que ela vive, está na sua decisão de ser uma pessoa de oração e perseverante na graça de Deus! Posso testemunhar o quanto Deus tem feito em mim e por mim pela força da oração e pela minha perseverança numa vida de oração intensa. Citei dois homens de Deus, Abraão e Moisés, porém, a Bíblia está cheia de mulheres e homens que fizeram uma experiência profunda na oração e, a partir disso, tiveram suas vidas transformadas e foram canais de transformação para muitos. Podemos citar Josué, Elias, Eliseu, Débora, Suzana, Rute, Misac, Sidrac, Abdênago, Pedro, Paulo, Silas, e tantos outros, que nos mostram o quanto a oração alcança milagres, e mesmo nos momentos difíceis, dá-nos a graça da superação. Se você precisa de um milagre, ore! Se você está vivendo problemas financeiros, ore! Se a sua luta é contra a tentação, ore mais ainda! Se é a sua família que tem sido assolada pelo diabo, ore com muita força e intensidade! Se você sofre alguma injustiça, busque a oração! Se você hoje sente vontade de abandonar tudo, avalie-se e veja se você tem orado o suficiente para estar imunizado diante das ofertas do mundo. Nos dias em que vivemos, só permanecerá no caminho de Deus quem orar e orar com intensidade e perseverança. O Eclesiástico nos ensina que quando entramos para o caminho do Senhor temos de preparar nossa alma para a provação, para as batalhas, e há um conselho precioso neste texto:"Mantém o teu coração firme e sê cnstante, inclina teu ouvido e acolhe as palavras inteligentes, e não te afobes no tempo da contrariedade. Suporta as demoras de Deus, agarra-te a Ele e não o largues, para que sejas sábio em teus caminhos". Esse texto nos traz palavras certeiras: "mantém o coração firme e sê constante", manter o coração no Senhor e nos propósitos do início; "sê constante", essa constância é na oração, ou seja, orar todos os dias, sem esmorecer na vida de oração."Agarra-te a Ele e não o largues" - agarrar-nos ao Senhor na oração, buscá-Lo a todo instante! Eis o segredo da perseverança e da conquista das vitórias e milagres de Deus: permanecer firme e constante na oração, estar agarrado a Deus! Esse é o segredo dos fortes! Estamos unidos! Conte comigo e com minhas orações




Mensagem anual a Jakov em 25/12/2007 - Na última aparição diária de 12 de setembro de 1998, Nossa Senhora disse a Jakov Colo que ele teria uma aparição por ano, no dia 25 de dezembro, no Natal. Assim também aconteceu neste ano. Nossa Senhora veio com o Menino Jesus nos braços, e a aparição começou às 14h e 29 min. e durou aproximadamente 6 minutos. Nossa Senhora deixou-nos a seguinte mensagem: “Queridos filhos! Hoje de modo especial Eu os convido a se tornarem abertos a Deus e que cada coração se torne um lugar para o nascimento de Jesus. Queridos filhos, através de todo este tempo em que Deus me permite estar com vocês, Eu desejo levá-los às alegria da sua vida. Queridos filhos, a única verdadeira alegria de suas vidas é Deus. Por isso, queridos filhos, não busquem a alegria nas coisas terrenas, mas abram seus corações e aceitem a Deus. Queridos filhos, tudo passa, somente Deus permanece no coração de vocês. Obrigada por terem respondido a Meu apelo!” MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE

















DIA : 20/12/2010

PRIMEIRA LEITURA : Isaías 7, 10-14

IV SEMANA DO ADVENTO
(roxo, pref. do Advento II - ofício do dia)

Leitura do livro do profeta Isaías - Naqueles dias, 10O Senhor disse ainda a Acaz: 11Pede ao Senhor teu Deus um sinal, seja do fundo da habitação dos mortos, seja lá do alto. 12Acaz respondeu: De maneira alguma! Não quero pôr o Senhor à prova. 13Isaías respondeu: Ouvi, casa de Davi: Não vos basta fatigar a paciência dos homens? Pretendeis cansar também o meu Deus? 14Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco. - Palavra do Senhor

SALMO RESPONSORIAL (23)

REFRÃO: O Senhor vai entrar, é o rei glorioso!

1. Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, / o mundo inteiro com os seres que o povoam; / porque ele a tornou firme sobre os mares /e, sobre as águas, a mantém inabalável.-R.

2. "Quem subirá até o monte do Senhor, / quem ficará em sua santa habitação?" / "Quem tem mãos puras e inocente coração, / quem não dirige sua mente para o crime.-R.

3. Sobe este desce a bênção do Senhor / e a recompensa de seu Deus e salvador." / "É assim a geração dos que o procuram / e do Deus de Israel buscam a face."-R.

EVANGELHO : Lucas 1, 26-38

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas - Naquele tempo, 26No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, 27a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria. 28Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo. 29Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação. 30O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. 32Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, 33e o seu reino não terá fim. 34Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, pois não conheço homem? 35Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril, 37porque a Deus nenhuma coisa é impossível. 38Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo afastou-se dela. - Palavra da salvação.


DA CARTA APOSTÓLICA ROSARIUM VIRGINIS MARIAE - A dar maior actualidade ao relançamento do ROSÁRIO temos algumas circunstâncias históricas. A primeira delas é a urgência de invocar de Deus o dom da paz. O Rosário foi, por diversas vezes, proposto pelos meus Predecessores e mesmo por mim como oração pela paz. No início de um Milénio, que começou com as cenas assustadoras do atentado de 11 de Setembro de 2001 e que regista, cada dia, em tantas partes do mundo novas situações de sangue e violência, descobrir novamente o Rosário significa mergulhar na contemplação do mistério d'Aquele que «é a nossa paz», tendo feito «de dois povos um só, destruindo o muro da inimizade que os separava» (Ef 2, 14). Portanto não se pode recitar o Rosário sem sentir-se chamado a um preciso compromisso de serviço à paz, especialmente na terra de Jesus, tão atormentada ainda, e tão querida ao coração cristão.39. A Igreja reconheceu sempre uma eficácia particular ao Rosário, confiando-lhe, mediante a sua recitação comunitária e a sua prática constante, as causas mais difíceis. (...) À eficácia desta oração, confio de bom grado hoje – como acenei ao princípio – a causa da paz no mundo e a causa da família.40. As dificuldades que o horizonte mundial apresenta, neste início de novo milénio, levam-nos a pensar que só uma intervenção do Alto, capaz de orientar os corações daqueles que vivem em situações de conflito e de quantos regem os destinos das Nações, permite esperar num futuro menos sombrio. O Rosário é, por natureza, uma oração orientada para a paz, precisamente porque consiste na contemplação de Cristo, Príncipe da paz e «nossa paz» (Ef 2, 14). Quem assimila o mistério de Cristo – e o Rosário visa isto mesmo – apreende o segredo da paz e dele faz um projecto de vida. Além disso, devido ao seu carácter meditativo com a serena sucessão das “Avé Marias”, exerce uma acção pacificadora sobre quem o reza, predispondo-o a receber e experimentar no mais fundo de si mesmo e a espalhar ao seu redor aquela paz verdadeira que é um dom especial do Ressuscitado (cf. Jo 14, 27; 20, 21). Depois, o Rosário é oração de paz também pelos frutos de caridade que produz. Se for recitado devidamente como verdadeira oração meditativa, ao facilitar o encontro com Cristo nos mistérios não pode deixar de mostrar também o rosto de Cristo nos irmãos, sobretudo nos que mais sofrem. Como seria possível fixar nos mistérios gozosos o mistério do Menino nascido em Belém, sem sentir o desejo de acolher, defender e promover a vida, preocupando-se com o sofrimento das crianças nas diversas partes do mundo? Como se poderia seguir os passos de Cristo revelador, nos mistérios da luz, sem se empenhar a testemunhar as suas “bem-aventuranças” na vida diária? E como contemplar a Cristo carregado com a cruz ou crucificado, sem sentir a necessidade de se fazer seu “cireneu” em cada irmão abatido pela dor ou esmagado pelo desespero? Enfim, como se poderia fixar os olhos na glória de Cristo ressuscitado e em Maria coroada Rainha, sem desejar tornar este mundo mais belo, mais justo, mais conforme ao desígnio de Deus? Em suma o Rosário, ao mesmo tempo que nos leva a fixar os olhos em Cristo, torna-nos também construtores da paz no mundo. Pelas suas características de petição insistente e comunitária, em sintonia com o convite de Cristo para « orar sempre, sem desfalecer » (Lc 18, 1), aquele permite-nos esperar que, também hoje, se possa vencer uma “batalha” tão difícil como é a da paz. Longe de constituir uma fuga dos problemas do mundo, o Rosário leva-nos assim a vê-los com olhar responsável e generoso, e alcança-nos a força de voltar para eles com a certeza da ajuda de Deus e o firme propósito de testemunhar em todas as circunstâncias «a caridade, que é o vínculo da perfeição» (Col 3, 14)
CARTA APOSTÓLICA ROSARIUM VIRGINIS MARIAE, DO SUMO PONTÍFICE PAPA JOÃO PAULO II AO EPISCOPADO , AO CLERO E AOS FIÉIS , SOBRE O SANTO ROSÁRIO (16 DE OUTUBRO DE 2002 , INÍCIO DO VIGÉSSIMO QUINTO ANO DE PONTIFICADO) , nn. 6, 39 E 40

















A IGREJA CELEBRA HOJE - SÃO PEDRO CANÍSIO
Profundo devoto da Santíssima Virgem, Pedro Canísio foi conselheiro de Príncipes, Núncios e Papas. Das 36 obras que compôs, as mais célebres são os seus três Catecismos (1555-1556 e 1558), largamente difundidos por toda a cristandade até o século XIX. O denominado "Catecismo Mayor", em 221 perguntas e respostas, alcançou pelo menos 130 edições. O Papa Leão XIII chamou-lhe mesmo o "segundo Apóstolo da Alemanha, depois de S. Bonifácio"







































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...