domingo, 19 de dezembro de 2010

São José, "homem novo, que encara o futuro com confiança e com coragem":



Em São José “perfila-se o homem novo, que encara o futuro com confiança e coragem”. Ele “confia-se totalmente à infinita misericórdia d’Aquele que realiza as profecias”. Palavras de Bento XVI, neste domingo ao meio-dia, antes da recitação do Angelus, na Praça de São Pedro.
Comentando o Evangelho deste quarto domingo do Advento, a reflexão do Papa centrou-se sobre a figura de José, noivo de Maria, “a qual, antes de terem vivido em comum, engravidou por obra do Espírito Santo”. “Realizando uma antiga profecia, o Filho de Deus torna-se homem no seio de uma virgem; este mistério manifesta ao mesmo tempo o amor, a sabedoria e a potência de Deus a favor da humanidade” – comentou o papa, prosseguindo a sua reflexão sobre o modo como José reage perante a inesperada e para ele inexplicável gravidez de Maria. “Embora perturbado, José age “como lhe tinha ordenado o anjo do Senhor”, na certeza de realizar o que era justo”. E “ao dar o nome de ‘Jesus’ àquele Menino que sustenta todo o universo, ele coloca-se na linha dos servos humildes e fiéis, à semelhança dos anjos e dos profetas, mártires e apóstolos – como cantam antigos hinos orientais”.

“São José anuncia os prodígios do Senhor, testemunhando a virgindade de Maria, a acção gratuita de Deus, e protegendo a vida terrena do Messias. Veneremos, portanto, o pai legal de Jesus, porque nele se perfila o homem novo, que encara o futuro com confiança e coragem, não seguindo o seu próprio projecto, mas confiando-se totalmente à infinita misericórdia d’Aquele que cumpre as profecias e abre o tempo da salvação”.

“A S. José, patrono universal da Igreja, desejo confiar todos os Pastores, exortando-os a oferecerem aos fiéis cristãos e ao mundo inteiro a humilde e quotidiana proposta das palavras e dos gestos de Cristo.”

“Possa a nossa vida aderir cada vez mais à Pessoa de Jesus” – exortou o Papa. “Aquele que é o Verbo assume Ele próprio um corpo, vem de Deus como homem e atrai a si toda a existência humana, conduzindo-a dentro da palavra de Deus”.

“Invoquemos com confiança a Virgem Maria, a cheia de graça ‘adornada por Deus’, para que, no Natal já próximo, os nossos corações se abram e vejam Jesus, e o coração se alegre neste admirável encontro de amor”.

“Bom domingo a todos vós e bom Advento!” – foram os votos conclusivos de Bento XVI.

Fonte: Radio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...