sábado, 11 de dezembro de 2010

O Desafio das Famílias

"Imagine um barco, cujos tripulantes são pai, mãe e filhos. A tragédia seria o barco afundar e todos morrerem afogados. De repente começa a entrar água no barco. Então o marido ou a mulher, em vez de ajudar a tirar a água, começa a reclamar com o cônjuge: 'Antes de sair você verificou se o barco estava bem vedado?' Enquanto isso, o outro tira água freneticamente. Essa não é uma família, é apenas um agrupamento de pessoas. Elas estão juntas na mesma situação, mas não unidas. Não tem importância que um ou outro membro da família não saiba tirar a água que invade o barco. Em momentos difíceis, eles devem unir forças, para não deixar o barco afundar. Essa é uma família.

Nas últimas décadas, essa instituição vem sofrendo inúmeros desafios, que muitas vezes pegam, de surpresa mãe, pai e filhos. Atravessar tormentos sem afundar ou, pelo menos, evitar que os passageiros se afoguem, exige maturidade do casal."

Assim, o que está mal deve ser resolvido o quanto antes, para que as mágoas e ressentimentos não se acumulem no íntimo de cada um, fazendo com que o casal perca a disposição, a tolerância e o respeito entre si, dando lugar ao ciúmes, discussões, acusações, indiferença, separação e finalmente o divórcio. A responsabilidade dessa grave situação recai sobre o casal, mesmo porque os filhos, geralmente, não tem nada a ver com essa guerra e infelizmente são as verdadeiras vítimas, são, na verdade, os mais atingidos.

Para mudar essa situação de desordem, que a "instituição família" está imersa, é preciso empenho e perseverança. A família deve ficar atenta ao rumo da civilização, que, dominada por Satanás, rejeita a Deus e sua Lei de Amor, difunde a divisão e o ódio, a imoralidade e a maldade e faz legitimar o divórcio, o aborto, a obscenidade, a homossexualidade... recursos para impedir a vida.

Por isso, a família é tão importante e fundamental para a sociedade, porque a família promove a vida. Através das gerações a vida se renova e os valores são transmitidos e vão perpetuando comportamentos para o futuro. Por isso, é tão importante transmitir aos filhos e netos a religião: "Quando uma família transmite a religião aos seus filhos, está cumprindo sua missão de Igreja doméstica."

A família deve perseverar na fé e na esperança, para ganhar a vida, e se opor a essas doutrinas diferentes e contrárias à Lei de Deus, onde o pecado não é reconhecido como um mal, e sobretudo deixar Jesus reinar, reestruturar e conduzir a família pelo caminho da paz e da santidade, como Maria nos ensina: "(...) com a oração em família, a paz, a alegria e a santidade retornarão às vossas famílias." Rainha da Paz - 15/05/2004

Somente em Deus, a família conseguirá se manter erguida, confiante e protegida, para viver esses graves acontecimentos que ameaçam, constantemente, a Obra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...