quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Imaculada Conceição da Virgem Maria



Segue a homilia proferida no dia 8 de Dezembro de 2010, por Pe. Mateus Maria, FMDJ

Toda a Igreja contempla hoje o mistério da Imaculada Conceição e com ela se alegra. Este é um dia especial da época do Advento.
O dogma da Imaculada Conceição, proclamado a 8.12.1854 por Pio IX (Bula “Ineffabilis Deus”), declara a santidade da Virgem Santa Maria desde o primeiro momento da sua existência, desde a sua Conceição, ou seja, ela foi preservada desde sempre da mácula do pecado original, no qual nascem todos os filhos de Adão. Enquanto estes estão privados da graça divina, a Virgem Maria foi toda pura, santa e imaculada desde o início da sua vida. Esta foi desde sempre a convicção profunda da Igreja, que viu na Virgem Maria, como dizia Santo Irineu: a ‘Nova Eva’.

Um grande passo para a proclamação do dogma da Imaculada conceição deu o beato Duns Escoto (séc. XIV), que afirmava que a Virgem Maria embora foi preparada sem mancha do pecado original, ela era também estava incluída de forma preventivamente redimida pelo seu próprio Filho. Assim, Ela foi antecipadamente redimida e por conseguinte preparada para a sua divina maternidade.

A ‘Imaculada Conceição’ foi a solene proclamação da fé do povo de Deus, do sentir da Igreja, do que nós poderíamos chamar a ‘devoção popular’. A ‘Imaculada Conceição’ caracteriza o catolicismo, de um modo todo especial na nossa paria, onde veneramos Maria com o título de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

O dogma da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria foi a solene confirmação do mistério central da fé. A Virgem Maria foi pensada por Deus como a mediadora do mistério da Encarnação.

Porque chamada a ser a mediadora deste mistério, a Virgem Maria não podia ser pensada se não como a primeira totalmente redimida, e como a primeira redimida é que ela concebeu sem pecado o Filho de Deus, porque sem pecado foi concebida.

Ao acolher a Palavra do Anjo, a Virgem Maria permitiu que a Palavra eterna de Deus assumisse a carne do pecado e por causa desta assunção ela foi previamente redimida pelo seu próprio Filho. Por ela o Verbo de Deus entra na história, inaugurando o tempo da Graça e da Liberdade dos filhos de Deus.

A Virgem Maria abriu a porta do mundo para o Advento do Deus redentor, na carne da humanidade. Ela é por excelência a primeira na ordem da Redenção....

Um comentário:

  1. Maria da Conceiçao Galvão Januário5 de dezembro de 2013 às 19:17

    maravilhoso estou fazendo a novena da Imaculada Conceiçao e sei que vou consegui mais esta graça.Amem. 150 vezes de dou graças Virgem Maria

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...