segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Fazei de tudo para que o vosso coração possa ser um lugar acolhedor

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, a paz de Nosso Senhor e o amor de Maria estejam convosco e com os seus. Nesta última semana do Advento, em que aguardamos com imensa esperança a vinda do Filho de Deus por meio da Virgem Maria, mistério que, como disse o Papa Bento XVI, “manifesta ao mesmo tempo o amor, a sabedoria e a potência de Deus a favor da humanidade”, quero partilhar com vocês a mensagem de 21 de dezembro 1983:

“Queridos filhos! Para o Natal, fazei de tudo para que o vosso coração possa ser um lugar acolhedor, uma habitação calorosa, um lugar bem preparado onde Jesus possa nascer de novo e habitar para sempre. Obrigada por terdes respondido ao meu chamado”.

Bem, eu imagino que assim como eu, vocês também tenham um monte lugares que gostem de ir... Mas, com certeza, dá para contar nos dedos de uma mão, os lugares que nós vamos e nos sentimos acolhidos como se estivéssemos em nossa própria casa. A casa da “vó”, talvez a casa de alguns tios e tias, alguns amigos mais chegados... É lógico que nos sentimos bem num monte lugares quando somos bem recebidos, mas aquele calor especial, como se o lugar tivesse sido preparado para a gente... Esses são poucos!!

E é assim que Maria quer que sejamos para Seu Filho, um lugar acolhedor, especial, preparado para Jesus!!! E como podemos preparar este lugar?? Eu nunca fui mãe, mas já ouvi falar de uma tal “síndrome do ninho”, que nos últimos dias da gravidez faz com que a mulher fique mais voltada para si, para o seu cantinho, a fim de preparar tudo bem direitinho para a chegada do rebento, interna e externamente... Imagino que com Nossa Senhora, que “conservava todas as coisas em seu coração” (Lc 2, 51), deve ter sido assim também... Silenciosa, preparando a vinda do Salvador para nós... Preparando a manjedoura e envolvendo em faixas o pequeno Deus Menino, assim como deseja preparar hoje o nosso coração para depositar nele, Seu pequeno Jesus!!!

Quando andamos pelas ruas nesta época do ano é lindo ver... Quantas luzes, quantas árvores enfeitadas, chuva artificial de neve, corais por todos os lados, prédios parecendo enormes caixas de presente... Nossas casas piscando dia e noite... Presépio montado esperando o Menino... É lindo, não é??!?! Mas e o nosso coração??!

Fico impressionada com a capacidade que as pessoas têm nesta época do ano de perder horas em filas nas lojas para comprar os últimos lançamentos de um monte de coisas... Aliás, antes de chegar às lojas, as pessoas já perdem horas só no estacionamento para achar uma vaguinha... Mas a grande maioria das pessoas, infelizmente, não se lembra de agradecer a Deus, por mais um Natal que está chegando e novamente reviveremos o nascimento do Salvador...

Desperdiçamos tempo da vida de nossas crianças contando a elas uma mentira, uma fábula de Papai Noel, ensinando elas a pedirem mais e mais presentes, ao invés de ensinar-lhes que nesta época do ano, elas deveriam abrir mão de suas coisas em favor daquelas crianças que não tem nada, pois na verdade nós não estamos aguardando um velhinho gordinho de bochecha rosada descer pela chaminé (no Brasil talvez ele entre pelo duto do ar condicionado, ou passe por baixo da porta...), mas sim a vinda do Salvador da humanidade!!!

Ao invés de ensinarmos as crianças a amar a Deus desde suas infâncias, perdemos o tempo delas com uma historinha que as torna insensíveis às necessidades dos outros e consumistas... Se acham que estou sendo radical, me perdoem, mas basta olharmos para as crianças de hoje e para a criança que muitos de nós, infelizmente, foi... Espero que estas não sejam as crianças de suas famílias, pois se forem, meus caros, vos peço, ainda há tempo de ensinar a elas o verdadeiro sentido do Natal e que elas devem fazer de seus corações um lugar acolhedor para Jesus!!!

Dá tempo de aprendermos e ensinarmos às crianças e aos adultos também que podemos dar presentes especiais a Nosso Senhor neste Natal!!! Oferecer a Ele nossas vidas, nosso amor, dar a Ele o agradecimento por tantos dons, tantas coisas boas que recebemos este ano... Quem acha que não recebeu nada de bom e que não tem nada de bom para dar, abra seu coração para que o Menino Jesus venha tornar perfeito em vós, aquilo que é imperfeito; venha transformar seu coração e sua vida.

Aqueles que estão doentes ofereçam suas dores como presente de sacrifício ao Menino Jesus; dêem a Ele um grande sorriso e agradeçam por este sofrimento... Aqueles que estão angustiados, cheios de problemas para resolver, nesta noite, dêem a Jesus o presente da confiança e da esperança. Qual é o ouro, o incenso e a mirra que podemos oferecer a Nosso Senhor neste Natal??

Ao invés de comprarmos um monte de presentes para todo mundo, enchermos as crianças de brinquedos... Porque não fazemos um amigo-secreto na família?? Assim todos recebem um presente e o dinheiro que seria gasto com um monte de coisas desnecessárias pode ser usado para comprar comida a quem tem fome, vestir a quem está nu, ajudar a quem precisa!!!

Com certeza, entrando Jesus na casa de nosso coração, adoraria encontrar estes presentes embaixo da árvore para Ele abrir... Ele ficaria feliz em encontrar um belo pacote vermelho, com laços dourados, cheio da nossa pobreza de coração, do nosso desapego... Um lindo embrulho prateado com fitas coloridas cheio da nossa oração humilde... E um pacotinho, todo colorido, em cima dos outros, aquele pacotinho brilhante que apesar de pequeno chama a atenção, cheio com todo amor do nosso coração, com as nossas obras de caridade... Aquele pacotinho que Jesus olha e sabe que O reconhecemos nos nossos irmãos!!!

Ahhh, mas é contraditório você querer dar estas coisas a Jesus num monte de pacotes lindos, coloridos, devia ser algo mais simples, pobrezinho... Não é não!!! Os belos pacotes são a alegria com que devemos oferecer tudo a Deus. Os magos levaram ao Senhor ouro, incenso e mirra, presentes que representavam o seu reconhecimento da divindade do Menino. Devemos nós também dar a Jesus, tudo que temos e principalmente as rédeas de nossa vida, reconhecendo-O como nosso Deus e Senhor!!! Reconheçamos Cristo como único Deus, único Rei, o Sacerdote eterno, Aquele que vem para nos dar a vida eterna, para elevar nossa humanidade.

Preparemos um cantinho acolhedor para o Menino Jesus em nosso coração, arrumemos a casa do nosso coração para receber Jesus neste Natal... Limpemos o egoísmo, varramos as raivas e mágoas (e não vale colocar de baixo do tapete, joga fora!!!!), vamos tirar a poeira das estantes do nosso coração que tem tanta coisa boa exposta, mas nós deixamos empoeirar porque não usamos... Deixemos nosso coração quentinho de amor por Deus e pelo próximo!!!

Que Jesus queira nascer no nosso coração, que Ele queira vir até este lar preparado para Ele com amor... Que Ele venha ser a luz de nossas vidas que nasce no Natal e brilha para sempre!!! Peçamos a Maria, que preparou a vinda do Salvador ao mundo, que nos ensine a preparar a “habitação calorosa” para que o Menino venha repousar em nós e fique conosco para sempre!!!

Meus caros, desejo que sejamos homens e mulheres novos, que a exemplo de São José sejamos servos fiéis ao chamado do Pai, buscando ser a exemplo dele, homens e mulheres justos que aceitam em suas vidas a vontade do Pai. Que como a Virgem Maria e seu castíssimo esposo, nós tenhamos plena confiança na bondade e misericórdia de Deus e que Aquele que assumiu a condição humana e quis ser filho deste santo casal, queira também neste Natal vir ao nosso coração neste alegre e, como disse o Papa Bento XVI, “admirável” encontro de amor.

Eu desejo a todos um feliz Natal, cheio da graça do amor de Deus!! Obrigada por ler este comentário e acolher o que a Mãe tinha a te dizer hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...