segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Vos prepareis para a vinda de Jesus

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, a paz de Nosso Senhor e o amor de Maria estejam convosco e com os seus.
Aproveitando a primeira semana do Advento, gostaria de partilhar convosco a mensagem de 25 novembro 1996:

“Queridos filhos! Hoje vos convido de novo à oração, para que vos prepareis para a vinda de Jesus, com a oração, o jejum e os pequenos sacrifícios. Filhinhos, que este tempo seja para vós um tempo de graça. Aproveitai cada momento e fazei o bem, porque somente assim podereis sentir nos vossos corações o nascimento de Jesus. Se vós, com a vossa vida, derdes o exemplo e vos tornardes sinal do amor de Deus, a alegria prevalecerá nos corações dos homens. Obrigada por terdes respondido ao meu chamado”.

Cada mensagem de Nossa Senhora é cheia de amor e sinto ainda mais este amor quando Ela nos convida a algo. Primeiro porque o convite é algo que me dá plena liberdade, eu posso ou não aceitar.... E isto é sinal de respeito, respeito pela minha liberdade de escolha; e quem respeita, ama, porque se vê no outro. Segundo porque convidar, apesar de eu não saber a origem da palavra, me parece algo como “querer junto”, “querer no convívio”; e como não nos faria sentir o profundo amor Dela por nós o fato de Ela nos querer junto, querer que façamos parte do Seu convívio???! Mesmo porque conviver com Maria é conviver com o Seu Filho amado, é conviver com o Pai!!!

Ela nos convida “de novo” à oração para que através da oração nos preparemos para receber Jesus. E desta preparação não faz parte apenas a oração, mas o jejum e os pequenos sacrifícios. Irmãos, quem mais do que Maria esperou o Senhor??!?! Maria esperou Seu Filho duplamente; primeiramente, como a mulher de fé, que esperava a vinda do Salvador prometido e segundo como Mãe, que carrega no seio o fruto de um imenso amor, o Seu amor obediente a Deus!! Diria até que Maria esperou Jesus, de uma terceira forma, como filha que espera a vinda do Pai, ansiosa por Seu abraço, por Seu amor. Agora vos pergunto, e também a mim mesma: Acaso pensamos nós que Maria esperava “sentada”?? Que não se preparou??

Se Ela nos convida a preparar-nos e se quem convida "quer junto", Ela nos convida a fazer aquilo que Ela fez e aquilo que Ela faz, esperando a vinda gloriosa de Seu Filho; e espera porque não sabe quando será, mas somente o Pai (Mt 24,36). No entanto, sabendo que acontecerá, nos quer a cada um junto de Si e junto de Seu Filho.

No sábado, o Pe. na homilia, quando falava da espera do Filho do Homem e que devemos estar preparados, dizia que a resposta para a pergunta “Nos preparar como??” estava na oração inicial da Missa. Vou transcrever aqui a oração para que possamos juntos meditá-la, pois infelizmente às vezes não prestamos atenção nela: “Ó Deus todo-poderoso, concedei a vossos fiéis o ardente desejo de possuir o reino celeste, para que, acorrendo com as nossas boas obras ao encontro do Cristo que vem, sejamos reunidos à sua direita na comunidade dos justos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.”

Então o Pe. disse que são duas as coisas nesta oração que nos preparam para o Cristo que vem: a primeira é o desejo ardente de possuir o reino celeste; a segunda é acorrer, vir apressadamente com as nossas boas obras.

A primeira, nós a pedimos insistentemente todos os dias, e muitas vezes ainda não nos damos conta, quando rezamos o Pai-Nosso, “venha a nós o vosso reino”. Acaso desejamos verdadeiramente este reino?? Ou só rezamos da boca para fora?? O que nós desejamos?? O Papa Bento VXI ao introduzir a oração do Angelus neste primeiro domingo do Advento disse que para Maria “a espera do Salvador era tão grande, a sua fé e a sua esperança eram tão ardentes que Ele (Deus) pôde encontrar nela uma mãe digna”.

Meus irmãos, quando Maria nos convida a rezar “neste tempo de graça”, é para que possa nascer em nós este desejo ardente do encontro com Cristo; quando nos convida ao jejum, é para que possa gerar em nós uma fome infinita do Pão eterno, Seu Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo; e quando nos convida aos pequenos sacrifícios, é para que possa nascer em nós, através da morte de nós mesmos, a Luz do amor de Deus.

Que amor é este que não se prepara para receber o Amado?? Que amor é este que não anseia desesperadamente pela vinda dAquele que é o Único capaz de preencher a espera??!?! O Papa disse ainda que “a espera, o aguardar, é uma dimensão que atravessa toda a nossa existência” e que “o homem está vivo enquanto espera, enquanto em seu coração é viva a esperança”. Agora, penso eu não estar morto, se já não é latente em mim a esperança, o esperar dAquele que me traz vida??!?!

Caríssimos, esperemos, mas nos preparando... Rezemos!!! Quem ainda não reza, comece... Quem já reza, reze com mais amor e dedicação... Quem já reza com amor e dedicação, ensine seu irmão a rezar e reze com ele!!!! Quem já faz isso, expanda!!! O importante é que em nossos corações não apenas brote o desejo ardente, mas jorre!!!

A segunda nasce naturalmente da primeira, quando a primeira verdadeiramente entranhou em nossos corações, porque se é viva nossa esperança, nossa fé, ela se traduz em obras (Tg 2,17). E quais são estas boas obras?? “Aproveitai cada momento e fazei o bem”. E eu completo, fazei o bem e fazei bem!!! Às vezes achamos que fazer boas obras é coisa de outro mundo... E como não nos achamos capazes de fazer o muito, deixamos até de fazer o pouco...

O Pe. dizia na Missa: “aquele que estuda, estude bem”, “aquele que trabalha, trabalhe bem”, “a dona de casa que cozinha, encha a comida de amor”. Pois quando fazemos bem as coisas, mesmo aquilo que não gostamos, mostramos aos outros o desejo do reino de Deus, porque aceitamos com alegria aquilo que Ele nos propõe no dia de hoje... E isto faz com que as pessoas reconheçam em nós o Cristo. O Pe. até deu um exemplo engraçado. Ele disse que lá está o estudante procurando o que fazer de boa obra, e decide, vou rezar um pai-nosso e uma ave-maria... “Ora”, disse ele, “é bom que o jovem se decida por rezar, mas precisa estudar”. Vêem como é um conjunto?? Eu rezo para ter o desejo, mas ajo!!!

Quantas vezes não temos paciência para ouvir nossos irmãos que precisam apenas desabafar?? Ou em nossa pressa, somos incapazes de dar uma palavra de amor, carinho e esperança?? Ou viramos a cara para aquele que nos pede uma moeda, um alimento?? E por aí vai.... Mas antes de tudo, pensemos: Estamos fazendo bem aquilo que o Senhor nos confia??? Pois convido vocês e também eu, a ter como primeira boa obra deste Advento: fazer bem o que temos de fazer!!! Ser exemplo com a nossa vida, como nos diz a Mãe, para sermos sinal do amor de Deus!!!

Estejamos atentos àquilo que o Senhor nos mostra ao nosso redor, “aproveitai cada momento”... Não precisamos ir longe, fazer grandes coisas... Se cada um fizer a pequena parte que o Senhor propõe, grandes coisas serão feitas!!! Quem faz o bem ao outro e faz bem, faz para Deus e assim, faz o bem para si mesmo porque se prepara para receber Jesus. E tenho certeza que a este coração, o Senhor vem alegre porque sabe que é Ele mesmo a alegria que preenche este coração.

Tem uma frase de um cantor que diz: “Se as pessoas que querem fazer o mal não descansam, como posso eu descansar?” Não descansemos de fazer o bem, de nos preparar para a vinda de Cristo. O próprio Jesus nos dirá que “os filhos deste mundo são mais prudentes do que os filhos da luz” (Lc 16, 8). Não sejamos assim, meus irmãos, mas como as virgens prudentes que traziam óleo de reserva para suas lâmpadas para que quando o Esposo viesse, elas estivessem preparadas para ir-Lhe ao encontro (Mt 25, 1-13).

Peçamos a Deus a graça do desejo ardente do céu, do desejo ardente de Sua vontade ao invés da nossa, pobremente humana e limitada; imploremos a Cristo que venha em auxílio da imperfeição de nossas obras, pois como nos lembra São Paulo “Não faço o bem que quereria, mas o mal que não quero.” (Rm 7, 19); peçamos a intercessão de Maria e como disse Bento VXI “aprendamos dela, Mulher do Advento, a viver o dia a dia com um espírito novo, com o sentimento de uma espera profunda, que só a vinda de Deus pode preencher”.

Aquele que espera ardentemente e se prepara com todo amor, não há o que temer, mas somente desejar na certeza de que é assim que prevalescerá no coração de cada homem a verdadeira alegria. Obrigada por ler este comentário e acolher o que a Mãe tinha a te dizer hoje.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...