domingo, 10 de outubro de 2010

Sou um músico de Cristo?



Caros amigos,

A paz de Jesus e o amor de Maria estejam convosco e com os seus!

Hoje gostaria de meditar convosco sobre o músico cristão.

Como você músico cristão tem vivido? Vive bem o seu namoro, com sua família, seu trabalho, seu estudo? Você realmente segue aquilo que canta ou toca em seu instrumento, ou apenas canta. Toca?

A cada dia que passa está mais difícil distinguir quem é o músico cristão, e quem não são! Pois o músico dito cristão vive igual ou pior do que os músicos que não o são! Espera aí? Não há uma contradição e uma falsidade em tudo isso?

Vamos aos fatos: Tenho percebido que os músicos que servem o altar não estão prestando atenção naquilo que estão fazendo, qual o intuito de existir a música na celebração. Muitos pensam que estão num “trabalho”, que quando acaba pegam suas coisas e vão embora; outros estão pelo “prazer”, como a música tem o poder de cativar, trazer bem estar, emoção, então estão ali para esquecer sua vida por um instante; outros estão pela “fama” para se mostrar, (muitas vezes até inocentemente), então cantam numa impostação sensual, tocam pensando que estão em um bar, e só faltam jogar flores para a platéia.

Jovem músico isto é um PECADO GRAVÍSSIMO contra liturgia, contra o povo de Deus!

Isto sem contar nas vezes que os músicos estão servindo o altar só de corpo, pois estão preocupados somente com suas vozes, com as músicas que não tiveram tempo de ensaiar, ficam conversando, contando piada, um verdadeiro carnaval, achando que são um máximo! São os bons! Cantam muito! Tocam muito! Um puxando o saco do outro, formando verdadeiras “panelas”. Mas saiba meu irmão que você não é NADA! A graça de Deus não depende de você! A graça é dada por Deus deliberadamente para aqueles que Ele mesmo julga ser digno! E não por você, pois se você não estivesse lá, Ele estaria, e mandaria a graça do mesmo jeito!

Digo isto, porque também agia da mesma forma! Como músico quantas vezes me preocupei em tocar, cantar, dar o melhor de mim para que as pessoas pudessem ver e sentir aquele “arrepio” por minhas próprias forças e não por Deus, para que depois pudesse ser aplaudido, para ser notado pelas garotas, e viver como um verdadeiro artista!

Olhem a sua volta, quantos músicos deixaram de servir a Deus, para viver no mundo. Mas porque acontece isto? Porque não experimentaram o amor de Deus verdadeiro, o alimento sólido, não fizeram um mudança de vida! Viviam no mundo da mesma forma que viviam na igreja, se iludindo, pensando estar fazendo algo de certo! “ESTOU SERVINDO AO SENHOR”, quantas vezes ouvi isto. Mas depois saem por aí fazendo tudo quanto é tipo de perversão e promiscuidade: vivem em bares como alcoólatras, alguns usam até drogas, são freqüentadores assíduos de prostibulos, de motéis com suas namoradas, não vivem a castidade. Vivem como se não conhecessem a palavra de Deus! Mas dentro da igreja são os santos!

MÚSICO CRISTÃO ACORDA!





Você tem observado o que tem cantado, tem prestado a atenção na letra da que música que toca? Vou citar um exemplo, preste atenção na letra desta música:

Meu Senhor e meu Deus - Mensagem Brasil








“Meu senhor e meu Deus, meu Senhor e meu Deus
Meu Senhor e meu Deus, eu creio,
Mas aumenta minha fé
Dá-me uma fé viva, dá-me uma fé nova,
Traduzida na vida, testemunhada
No amor pelos irmãos.”



Vamos meditar a letra:

- Você músico tem feito de Deus seu “Senhor e seu Deus”, tem proferidos estas palavras com amor, mas muito amor mesmo? Pois caso contrário não adianta nada. Se Ele não for “MEU SENHOR E MEU DEUS” por primeiro, como é que Eu quero que Ele seja o Senhor e Deus dos outros;

- Meu irmão músico, você realmente Crê em Deus de todo o seu coração e de toda a sua alma?

- Você tem suplicado, implorado a Deus, para que Ele aumente a sua fé, te dê uma fé viva, uma fé nova? Pois a palavra de Deus sempre é renovada, nunca é a mesma, então você nunca saberá a dimensão total de uma só palavra de Deus, estará sempre a descobrir;

- Você tem traduzido a palavra de Deus na sua Vida, tem testemunhado a palavra de Deus, amado seus irmãos? Seja sincero com você mesmo, com certeza muitos de nós, não! E este testemunho é na vida cotidiana, a cada dia!

Tantas outras letras de músicas poderiamos pegar para meditar, o seu sentido mais profundo sua dimensão! Não se esqueça que você pode estar cometendo um sacrilégio, proferindo uma contradição! E não pense você músico instrumentista que não está dizendo nada pelo fato de serem as notas do seu instrumento que fala e não suas palavras, pois você está equivocado! Quem conhece um pouquinho de partitura sabe que cada nota tocada em um instrumento, equivale a uma siliba da letra da música que está sendo tocada! Ou seja, seu instrumento também FALA, também CANTA!

No catecismo 1156 diz: “Quem canta reza duas vezes”, então podemos chegar a conclusão de que: Se estou em comunhão com a santa igreja e a palavra de Deus estou sendo agraciado 2 VEZES, mas caso contrário, estou PECANDO 2 VEZES TAMBÉM! E isto é gravíssimo.

Para concluírmos nossa conclusão medição, vejamos o que Catecismo diz sobre a música na citação nº 1157: “O canto e a música desempenham sua função de sinais de maneira tanto mais significativa por “estarem intimamente ligados à ação liturgica”, segundo três critérios principais: A BELEZA EXPRESSIVA DA ORAÇÃO, A PARTICIPAÇÃO UNÂNIME DA ASSEMBLÉIA NOS MOMENTOS PREVISTOS E O CARÁTER SOLENE DA CELEBRAÇÃO. Participam assim da finalidade das palavras e das ações litúrgicas: a glória de Deus e a santificação dos fieis”.

Santo Agostinho diz na mesma citação do catecismo 1157: “Quanto chorei ouvindo vossos hinos, vossos cânticos, os acentos suaves que ecoavam em vossa Igreja! Que emoção me causavam! Fluíam em meu ouvido, destilando a verdade em meu coração. Um grande elã (entusiasmo, paixão, inspiração, calor, fervor) de piedade me elevava, e as lágrimas corriam-me pela face, mas me faziam bem.”

Meu amado irmão e minha amada irmã ministro de música, perceba que ser músico não é pouca coisa, é preciso ser feito com discrição, prudência, respeito e acima de tudo muito amor a Deus! Seja um profundo adorador da palavra de Deus, faça de cada silaba proferida na música sua vida, em cada nota tocada um imenso amor a Deus. Tenho certeza que Deus irá fazer daquele momento uma grande graça, e com você um GRANDE PORTADOR do Espírito Santo! Então verá que a graça de Deus acontecerá, pois Ele pode fazer grandes obras através da sua música.

Para você mero ouvinte da música, permita-me fazer-lhe uma crítica, pois Eu também sou um grande apreciador da música e tenho profunda paixão pela música. Evite fazer grandes elogios aos músicos cristãos, diga-lhe apenas o necessário como a “música ficou boa”, “A música foi bem tocada”, “Vocês poderiam cantar tal música... pois certamente cairá bem com vosso grupo”. NUNCA exalte um músico cristão, pois a música está estreitamente ligada ao seu ORGULHO, o qual faz tanto mal ao músico. Isto o deixa menos humilde e pensará que ele é o motivo da graça, e sentir maior Deus.

Martinho Valverde em uma apresentação no Brasil disse o seguinte antes de cantar uma música: “Qualquer cantante pode fazer uma canção de amor. Qualquer cantante pode fazer uma canção de amor. Mas, só a Deus pode fazer do amor uma canção! Somente a Deus pode fazer do amor uma canção!”. FANTASTIC!!!

Que a paz de Jesus e o amor de Maria estejam em seus corações. Que Santa Cecília a padroeira dos músicos interceda por cada um de nós, para que possamos ser mais humildade e dignos de cantarmos a Deus os seus louvores!

Fiquem na paz e tenham uma boa semana
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...