terça-feira, 31 de agosto de 2010

A espiritualidade do Grupo de Oração de Medjugorje


O Grupo de Oração da Gospa, na espiritualidade de Medjugorje, é um grupo de oração que busca o encontro profundo com o Senhor através da oração e da Palavra.

Buscamos com o grupo, rezar com o coração e percorrer o caminho da oração sincera, pura e contemplativa. Através dele, nós procuramos um encontro profundo com o Senhor – que nos fala ao coração por meio de Sua Palavra – dizendo-nos como agir, como caminhar e como nos realizarmos Nele.

O nosso desejo é o mesmo do profeta Samuel que dizia: “Fala, Senhor, que o teu servo escuta!”. No Grupo de Oração, queremos escutar a voz de Deus para respondermos ao Seu chamado de amor, com uma resposta igualmente de amor. Resposta esta, que se faz concreta com a nossa obediência fiel à Sua Palavra, vivendo-a.

Somos um grupo essencialmente mariano, segundo a espiritualidade de Medjugorje, nascidos para obedecer e viver as mensagens de Nossa Senhora Rainha da Paz. Nesta espiritualidade, encontra-se o resumo do Evangelho e a vontade do Senhor para cada um de nós; nela encontramos uma forte coluna para nos sustentar e nos auxiliar na caminhada.

Não somos chamados, como grupo, a cantar muito, ou a viver grandes exaltações, mas a rezar com o coração, a mergulhar em Deus, no Seu mistério, no Seu pensamento, em Sua vontade e no Seu imenso amor. Fazendo esta experiência, podemos nos abandonar nas mãos de Deus, pelas mãos afáveis e maternas de Maria, de modo que diremos como Ela: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua vontade!”.

Maria nos chama a sermos testemunhas do amor, geradores de Cristo Jesus neste mundo onde reina a violência, o ódio e o desamor. Através da oração e do nosso abandono, podemos ser instrumentos dóceis em Suas mãos, tornando-nos com Ela instrumentos de paz, sendo as Suas mãos estendidas neste mundo.

Como Grupo de Oração, somos convidados a rezar unidos à Santa Mãe Igreja, orando pelo nosso Papa Bento XVI, pelos bispos, padres, religiosos, doentes, governantes, velhinhos, crianças abandonadas, enfim, por todo o mundo, sendo intercessores da humanidade.

O grupo de oração deve nos ajudar a trilharmos este caminho de santidade e de amor, que nos pede Nossa Senhora.

A nossa experiência no grupo deve ser o encontro profundo e pessoal com o Senhor através da oração. Da mesma forma que os discípulos de Emaús, nós escutaremos o Senhor Jesus falar ao coração e o sentiremos arder de felicidade. Devemos também, como João, ficar extasiados diante do Senhor, a ponto de dizer: “Aquele que nossos olhos viram, que nossas mãos tocaram, aquele que contemplamos!”. Viveremos, então, a experiência da fé e de crescer na fé em Jesus, na confiança total a Ele. Fé que se manifesta de forma que abandonaremos tudo, e toda a nossa vida, os nossos projetos e desejos em Suas mãos, dizendo em nosso coração apenas: “SENHOR JESUS, EU CONFIO EM VÓS!”.

Seremos então, estas testemunhas de amor, ensinadas e educadas na escola de oração e de santidade, onde a Virgem Santíssima é a nossa Mestra.

Sinto que este é o caminho, e que só quando o homem colocar Deus em primeiro lugar em sua vida e der tempo a Ele, através da oração silenciosa e contemplativa, será feliz e realizado. Somente assim, o homem descobrirá o que Deus, desde toda a eternidade, pensou para ele ao criá-lo.

Maria deseja ver o Senhor em primeiro lugar nas famílias, deseja vê-las rezarem juntas, deseja o amor e a união na família.

Percebo que com o grupo de oração muitos corações estão se amolecendo, e muitas pessoas estão fazendo a experiência viva e concreta do Deus amor em suas vidas. Percebo que as pessoas, não estão somente encontrando no grupo de oração uma formação espiritual e teológica, mas sobretudo, uma escola de oração e santidade.
Gostaria de terminar este breve comentário, agradecendo à Maria por ter escolhido cada grupo, cada coordenador, cada membro e por permanecer conosco em nossas reuniões de oração. Agradeço-Lhe também, por ter nos dado este grande dom de amor e por nos amar com um amor materno e infinito.

Obrigado, Mãe, por esta oportunidade, por caminhar conosco e por nos dar hoje este tempo de graça, levando-nos a Jesus.
Pe. Mateus Maria, FMDJ


2 comentários:

  1. que deus abençoe esse grupo de oraçao a todos voceis que a nossa senhora sempre nos cubra com seu manto sagrado em nome de jesus amem

    ResponderExcluir
  2. eu achei muito bom como posso criar um grupo de oraçao unido a este grupo de medigorje

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...